«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, junho 09, 2007

Reformar, deformar

«Marcada pela quase exclusiva necessidade de poupar dinheiro [ou cortar investimento...], o que já não é mau, continua a reforma da administração pública que o Governo vai fazendo sem que seja aparente uma coerência ou princípio geral. Dizem que é assim que se fazem hoje as reformas, empiricamente, sem grande desígnios.

O problema é que também é assim que estas reformas podem acabar por deformar. Mas é já evidente que os funcionários públicos vão perder parte importante dos seus direitos e privilégios; que a gratuitidade do Estado providência vai desaparecer; que vários serviços públicos vão ser privatizados; que a saúde, a educação e a justiça vão custar muito mais caro; e que os benefícios da Segurança Social vão estagnar por uns anos.

Finalmente, com a entrada em vigor das novas leis orgânicas e as nomeações que se seguiram, é também evidente que a ocupação dos cargos dirigentes e intermediários da administração pública deve ter sido, com os socialistas, a mais radical e completa desde os anos 70».

António Barreto
Público 22.04.2007

Sem comentários:

Enviar um comentário