«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, julho 13, 2007

Melomania e audiofilia, uma relação de equilíbrio

«Music digs deep into the emotional core like no other art form. It touches the soul and makes grown men weep. Hi-fi is simply a means to an emotional end - it provides a conduit for its energy and detail, delivers scale and space, ensures you get closer to the tone and impact of the original performance. It makes music seem more real and hence achieve its emotional goal. Quite simply, the music that moves you, moves you more(Tim Bowern, Hi-Fi Choice, July 2007)

Não esqueçamos, pois, que a aparelhagem é sempre um meio para apreciar a música, não um fim em si mesmo, por mais atracção e fascínio que exerça a técnica e a tecnologia. É a música que toca a alma e leva lágrimas aos olhos de homens crescidos.

É a música que merece o investimento emocional, não o sistema de som. O melómano investe sobretudo em música, o audiófilo investe sobretudo em aparelhagens. Este gasta mais do que aquele e, geralmente, cultiva mais insatisfações e frustrações do que o amante de música.

Sem equilíbrio e bom senso, a melomania e a audiofilia, em vez de se encontrarem e se interpotenciarem, podem ter uma relação difícil. Uma deve ajudar a tirar o máximo partido da outra. Quando a aparelhagem cria obstáculos à fruição da música, alto lá, que é preciso parar.

Recorde-se:
Audio e o Santo Graal

Imagem: colunas Sonus Faber

Sem comentários:

Enviar um comentário