«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, setembro 19, 2007

Centenário

Vista sobre a igreja do Jardim do Mar, a partir da praça (largo).

Estão a ser assinalados hoje os 100 anos da inauguração da igreja do Jardim do Mar. É feita uma homenagem ao pároco da época, o padre César Martinho, que foi o impulsionador, desenhador, encarregado e mestre de obras.

Toda a população contribuíu, ora com dinheiro, ora com trabalho. Passadas algumas décadas, muitas famílias ainda pagavam juros dos empréstimos. Terá sido a única igreja da diocese que foi edificada em exclusivo com o contributo monetário e/ou trabalho dos seus paroquianos.

A construção decorreu em apenas um ano, o que é ilucidativo do esforço e empenho da comunidade, numa época em que as obras se faziam com a força braçal.

2 comentários:

  1. Antes da implantação da República já havia um sistema laico, com separação entre Igreja e Estado. Quem díria! Actualmente, em plena República é o Estado (Regional) a construir igrejas!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário.

    As dependências dão jeito a uns e a outros, são um bom negócio, desde que se esteja disposto a abdicar de certas responsabilidades e decisões. É mais cómodo receber dádivas terrenas e contar com um pai protector neste mundo.

    Saudações.

    ResponderEliminar