«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Relativizar a impecabilidade da iniciativa privada

photo copyright

Numa altura em que a religião do privado ganha contornos de fundamentalismo, como se fosse A solução para tudo neste nosso futuro de capitalismo selvagem, que ninguém parece conseguir suster, é importante alguns exemplos, como o caso do maior banco privado (e de sucesso) português, o Millenium BCP, para relativizar a suposta perfeição da iniciativa privada.

O desfecho do caso Millenium BCP demonstra, afinal, que os privados nem sempre fazem tudo melhor. Também falham. Também erram. Também fazem mal. E quando erram, lá vem o Estado (o sector Público) a intervir e a salvar as situações.

É a prova de que a fúria anti-Estado e anti-serviços públicos deve abrandar. No meio (bom senso) está a virtude. O Estado tem de ter entidades reguladoras e fiscalizadores eficazes. Nem tudo nem todos se auto-regulam.

O Estado continua a merecer mais confiança. Nem que seja pelo facto dos cidadãos o "controlarem" através do seu voto. Os políticos são eleitos por nós, mas os gestores privados não o são. Eu não vou atrás dessa populista demonização dos políticos.

Um dos princípios da natureza humana é que o Homem precisa de ser fiscalizado. Livre, autónomo, mas com mecanismos sociais e democráticos de controlo, a fim de não prejudicar terceiros.

1 comentário:

  1. Vivemos de facto uma época em que o estado sofre uma grande erosão do seu campo de acção, deixando para os privados muitas áreas que até há pouco tempo eram da sua exclusiva competência...

    O Estado em Portugal é desde sempre e historicamente um estado muito presente, mas ao mesmo tempo é um estado fraco pois é por norma muito ineficiente. O sector privado não é forte, nem é separado.

    Ora o estado nesta fúria liberalizante, não se tem considerado a pouca dimensão do sector privado português...

    Esta ingerência é só mais um dado que comprova a fraqueza deste sector privado...para além de demonstrar que o mercado não é a cura para todos os males. Pese possa haver já uma certa moral [o termo responsalbilidade social e a consciência de trabalho para a sociedade é já uma realidade em muitas empresas, em especial nas de maior dimensão - até pelos ganhos em publicidade que daí possam advir], o sistema empresarial capitalista é por norma desigual e não se compadece com estas premissas morais. E acreditar piamente nisso é um grande erro, especialemnte se estivermos em cargos de governação pública...

    ResponderEliminar