«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Monty Python, sonda da natureza humana 1

image copyright

Posto à venda em Portugal em Novembro de 2007 - a edição inglesa data de 2004 -, a Autobiografia pelos Monty Python é imperdível para quem deseja conhecer melhor, na primeira pessoa, pelas palavras dos próprios comediantes, a história de um percurso que revolucionou a comédia.

São quase 500 páginas de uma narrativa que nos dá a conhecer muito do grupo por dentro. Algumas passagens para aguçar a curiosidade:

«Acho que os Python pertencem ao seu tempo. Não éramos arrivistas, não pretendíamos de facto estar ligados às pessoas do momento, ou aos acontecimentos do momento, tínhamos sim a esperança de sermos uma espécie de sonda da natureza humana, mas continuávamos a ser definidos pela sociedade em que nos encontrávamos e contra a qual nos revoltávamos» (Terry Jones, p.268).

«O que se passava é que estávamos a gozar com a cena do entretenimento ligeiro» (Eric Idle, p.268).

«Não havia qualquer autoridade esmagadora que nos tornasse a todos num grupo fascista em que todos tivessem de concordar com algo. Todos éramos muito individualistas e lutávamos pelas nossas coisas e penso mesmo que essa é que era a nossa força» (Terry Gilliam, p.267).

«Havia egos, mas acho que os egos estavam inteligentemente limitados ao facto de precisarmos de ter algum controlo sobre o nosso próprio material e o fato que vestíamos ou o tamanho do carro que tínhamos não interessava nada; o que realmente interessava era o material em si e aquilo que conseguíamos produzir» (Michael Palin, p.269).

«[O] que revelava coragem era que nós não sabíamos aquilo que queríamos fazer, só sabíamos aquilo que queríamos evitar. E essa é uma forma muito boa de começar, evitar e cortar com tudo o que é familiar e com tudo o que é um bocado foleiro, ou que já tenha sido feito» (Eric Idle, p.268).

«O que era bom era que se podia dizer o que se quisesse - "acho que está uma porcaria" - e ninguém te dava um murro e ficava zangado; diziam: "tudo bem, OK". Portanto, havia uma atmosfera crítica que era permissiva, o que era muito bom (...). Havia apenas uma regra, era que tinha que ter graça, tinha que fazer rir, não podias convencer os outros sem isso» (Eric Idle, p.216).

Sem comentários:

Enviar um comentário