«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, março 17, 2008

30 anos

copyright

Assinalam-se hoje 30 anos de governação absoluta de Alberto João Jardim, líder tanto carismático quanto controverso, que teve o mérito de colocar a Madeira no mapa face ao centralismo do Estado.

Apesar de toda a obra feita, o desenvolvimento da sociedade madeirense, nos últimos 30 anos, tem muitas fragilidades. Embora importante, resume-se a um bem-estar económico, exterior.

A obra é inegável, as conquistas autonómicas foram muitas mas, no essencial, ao nível socio-cultural, está igual e, nalguns aspectos, ainda pior. Pior quando o novo-riquismo ou a simples melhoria económica cria mais arrogância e desprezo face ao saber, ao conhecimento, à cultura.

Por que razão a Madeira tem os resultados escolares que tem, que nos deixa no fim da lista ao nível do país? Só se alterou o hardware. O software é basicamente o mesmo. Daí o atraso. Foi o próprio presidente do Governo Regional que disse, recentemente, estar «farto da mediocridade madeirense.»

Assim, estamos menos preparados para os desafios do futuro, na economia global, sempre e cada vez mais dependentes da actividade turística e sem alternativas de criação de riqueza e bem-estar, numa parcela do território marcado pelas contigências da insularidade.

2 comentários:

  1. Eu pergunto porque será que temos professores continentais que não tem paciência para estar na Madeira? Porque existe professores que nunca fizeram cadeiras de pedagogia? Porque existe o "hardware" como diz, contudo o Dr. Alberto João não pode dar as aulas aos alunos e fazer os exames por eles...

    Que sugestões daria para melhorar a educação na Madeira?!

    Que tal fazer uns post a dizer que faria a melhorar pela Madeira!

    ResponderEliminar
  2. Pode não ser tudo bom, mas os números mostram um desempenho económico impressionante da Madeira em relação ao resto do país.

    ResponderEliminar