«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, junho 08, 2008

Folk & Roll

A fusão entre a intensidade do metal as as melodias folk pode ser irresistível se for feito com gosto e mestria, como pelos KORPIKLAANI, na imagem.

Os SKYCLAD, banda de heavy metal britânica, são considerados um dos inventores do Folk Metal, no início da década de 90. Misturam o género pesado com instrumentos tadicionais e melodias folk britânicas. Poderíamos, genericamente, utilizar a designação Folk & Roll. Conheço apenas o álbum que integra a minha collecção: The Silent Whales Of Lunacy (1995).

Entretanto, os finlandeses acharam por bem explorar as potencialidades da fusão entre o seu folk e o metal, nomeadamente o thrash e o death metal.

Em 1994, os finlandeses AMORPHIS causam sensação com o contagiante Tales from the Thousand Lakes, em que elementos folk-melódicos, góticos e progressistas integram o death metal, embora sem utilizar instrumentos do folk. Lembro-me bem do impacto que me causou quando o ouvi pela primeira vez, ainda em disco promocional.

A formação dos agora famosos FINNTROLL acontece no final da década de 90. Nascia uma mistura entre folk finlandês e black metal. O disco mais recente, Ur Jordens Djup, data do ano passado.

Mais recentemente - o disco de estreia data de 2003 - podemos destacar os KORPIKLAANI, ou "clã da floresta", através do álbum deste ano, Korven Kuningas, que é apontado como um ilustre representante do género, com edição da Nuclear Blast. Está já na minha wish list. É deixar-se contagiar pelo Folk Thrash Metal, aliado a todo o imaginário proporcionado pelas florestas e paisagens finlandesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário