«The SS uniform is fucking brilliant! They were the rock stars of that time.»
Lemmy, o carismático líder da banda Motorhead, apareceu com um chapéu das SS, a célebre polícia nazi, numa publicação alemã. Utilizou o artefacto por razões unicamente estéticas, mas o escândalo parece até ter despoletado uma investigação criminal por propaganda anti-constitucional.
A sessão de fotografia, para promoção do novo álbum Motorizer, a ser editado este Verão, terá incluído o polémico chapéu. Robert John, fotógrafo que tem a reputação de captar a imagem de marca dos artistas e as emoções do rock 'n' roll, fez os "bonecos".
Coleccionador deste tipo de antiguidades, Lemmy justifica-se: «From the beginning of time, the bad guys always had the best uniforms. Napoleon, the Confederates, the Nazis. They all had killer uniforms.» E acrescentou: «I mean, the SS uniform is fucking brilliant! They were the rock stars of that time.»
Ninguém acredita que Lemmy é nazi, a não ser quem desconhece a figura. Nazismo é tudo menos rock 'n' roll.
Reconheça-se que é uma forma de promover o novo disco dos britânicos Motorhead, que contam com 33 anos de carreira, sem perder garra e sem tirar o pé do acelerador, apesar dos 63 anos do frontman. Contudo, o episódio poderá trazer incómodos legais, já que a lei alemã proíbe a ostentação de símbolos nazis.
Das poucas bandas que conseguem agradar tanto punks como metaleiros!
ResponderEliminarQuanto ao escândalo, nada mais previsível...Basta enunciar o tema à frente de um alemão para se ver a sua reacção*!
*com o ónus de que na Alemanha, como bem referiu, constitucionalmente são proibidas qualquer tipo de ostentação de símbolos do género...com a nossa constituição acontece também o mesmo, proibindo a mesma a constituição de partidos que professem tais ideologias ou incitem ao ódio e à discriminação.