«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, setembro 22, 2008

Governo dos EUA socorre-se de estratégia comunista

photo copyright

Bem visto pelo Abrupto sobre a crise e as falências nos EUA, mas é preciso não esquecer que o governo americano está a ser mais comunista do que os comunistas ao fazer os contribuintes pagar os riscos excessivos, que certos bancos e seguradoras andaram a correr.

O mercado deveria reagir por sua conta e não à custa dos mais pobres, que também pagavam as crises na antiga União Soviética. Qual é a diferença então entre o capitalismo democrático americano e o socialismo ditatorial de Estaline?

Ainda:
Quando o "socialismo" salva o capitalismo
Para os que acham que o capitalismo financeiro se regula a si mesmo
"Risco moral":

«O que revolta nestas operações de "resgate" público de companhias privadas em dificuldades é o prémio aos prevaricadores que elas envolvem, salvando da ruína quem deliberadamente correu riscos excessivos e daí retirou pingues lucros, enquanto duraram, e que agora é salvo dos efeitos nefastos da crise por uma intervenção providencial do Estado. Benefícios para os privados, perdas para o público.

Além disso, doravante, sabendo-se que o Estado aparece sempre para salvar, o sinal que se dá não é propriamente favorável à redução do "risco moral", ou seja, da tentação daqueles que estão dispostos a correr riscos maiores por saberem que os eventuais ganhos a mais serão lucro pessoal, enquanto as eventuais perdas serão suportadas por outrem

Vital Moreira

1 comentário:

  1. O que eles estão a fazer é privatizar os lucros e socializar os prejuizos. E não serão apenas os contribuintes americanos a apagar...o mundo inteiro pagará através da inflação que esta medida gerará...especialmente nos preços dos combustíveis através da queda do dólar...

    O mundo anda ao contrário:

    Nos EUA o Estado injecta 700 mil milhões de dólares, sem contar com o c/ de 350 mil milhões que já injectou nos últimos meses. Comunismo?

    Na China, os bébes vítimas de invenenamento por causa do leite terão tratamento gratuíto! Não era suposto todos os cuidados médidos serem gratuítos? Capitalismo?

    ResponderEliminar