«A questão [...] não é remendar a crise e tentar salvar o sistema, os banqueiros e os gestores que dele se serviram é que são responsáveis. É mudar o sistema neoliberal, que nos conduziu onde estamos. Como? Regulamentando a globalização, introduzindo regras éticas estritas, o que passa, necessariamente, pela reforma do FMI, do Banco Mundial e da Organização Mundial do Comércio, integrando estas instituições obsoletas no universo das Nações Unidas, democratizando-as, combatendo a corrupção, punindo os culpados e acabando com os paraísos fiscais, por onde passam tantas negociatas menos transparentes.»
Mário Soares
DN Lisboa
Recorde-se que, de acordo com o Sol, o juiz espanhol Baltazar Garzón pediu a colaboração da Procuradoria-Geral da República na investigação a alegados negócios que a mafia russa Tambovskaya mantém na Madeira, «aproveitando os benefícios da respectiva zona offshore».
Na altura, David Caldeira, Economista/Fiscalista, referiu ao Diário (31.08.2008) o seguinte a esse propósito: «Não é fácil controlar todos os movimentos de capitais e as ilícitas só se passam se os bancos, onde são feitas as transacções, 'fecharem os olhos', pois ganham muito.»
Sem comentários:
Enviar um comentário