«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, outubro 08, 2008

Mais Estado salvará Mercado?

«[N]esta crise financeira há uma ideologia derrotada. E quem sai derrotado são os apóstolos do Estado mínimo e do mercado desregulado. Quem sai derrotado são aqueles que, durante anos a fio, enalteceram as virtudes imbatíveis de um mercado entregue a si próprio. Quem sai derrotado são aqueles que sempre professaram a sua fé na mão invisível do mercado, para agora, à falta da outra, reclamarem a intervenção da mão bem visível do Estado

«O que aconteceu, como bem disse um conhecido prémio Nobel, não foi mais uma crise bancária, foi um escândalo bancário. O que aconteceu não foi uma crise como as outras. Foi o resultado escandaloso de lógicas de gestão orientadas para o imediato, uma regulação totalmente permissiva, práticas abusivas e uma ganância com proporções históricas

José Sócrates
Primeiro-Ministro
8.10.2008

Intervenção completa:
Debate quinzenal na AR: situação económica internacional

Reacções:
Abrupto: José Pacheco Pereira
Causa Nossa: Vital Moreira 1
Causa Nossa: Vital Moreira 2

Comentário nosso:
Um Primeiro-Ministro muito à esquerda. Será retórica adaptada às circunstâncias, de Maria vai com as outras? Há quem acuse o PM de, ideologicamente, ser de plasticina... De até não ter ideologia. Há uns tempos atrás este seria um discurso próprio de Francisco Louça ou Jerónimo de Sousa.

O Estado tem o seu papel até no Mercado. A Vida, como dizia um gestor bancário português, não é só a Economia. Contudo, não se passe de um extremo para outro, que é o Estado ser tão presente que retire agilidade e produtividade ao Mercado, através da «ascensão das piores e velhas ideias sobre o estado e o socialismo.»

O mundo está em grande transformação induzida pela actual crise financeira, maior do que aquela provocada pelo 11 de Setembro. Será mais um sinal da decadência do mundo Ocidental?

Sem comentários:

Enviar um comentário