«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, outubro 25, 2008

Quem os põe na ordem?

As taxas de juro dos bancos sobem assim que o Banco Central Europeu anuncia a intenção de vir a aumentar a taxa de juro de referência.

Agora, que a taxa Euribor tem vindo a descer quase todos os dias, os bancos ainda continuam, em Outubro, a fazer os clientes pagar juros mais altos, fazendo vista grossa às constantes descidas reais da taxa de juro.

Não se trata de anúncios ou perspectivas de descida. São descidas reais, efectivas, que não se reflectem nos juros cobrados aos clientes dos bancos.

É como o caso dos combustíveis. Para encarecer é imediato. Para descer os preços, está quieto. Quem os põe na ordem?

2 comentários:

  1. As taxas com que se financiam os bancos junto do BCE nada têm a ver com a Euribor no entanto é normal que a influenciem. Infelizmente não tenho pachorra para explicar. As subidas ou descidas não são automáticas pois os empréstimo habitação são revistos de 3, 6 ou 1 ano de acordo com o contracto de cada um.

    Em relação aos combustíveis também não há nada de conspiratório e mais uma vez não tenho pachorra para explicar. Só vou mencionar o factor mais importante para que os combustíveis não tenham descido tanto quanto seria de esperar. O euro nos últimos dois meses desceu de 1.60 para 1,25 o que significou a anulação de uma parte da descida do crude uma vez que este é negociado em dólares...

    ResponderEliminar
  2. Viva.
    As descidas e subidas não são automáticas, mas as subidas são mais rápidas do que as descidas. O que interessa é o efeito na realidade. E toda a gente já o percebeu, por mais justificações técnicas que se invoquem. Não é verosímil que seja tudo normal.
    Abraço.

    ResponderEliminar