«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, novembro 29, 2008

Coração de leão


Se incendeia o coração do melómano, não é preciso mais nada. Uma boa aparelhagem é aquela que estimula a paixão e aumenta o prazer em ouvir música. Quando obstaculiza a fruição da música, é tempo de parar e repensar o caminho
O amplificador de potência Myryad MA240 (vista do seu interior na imagem em cima) não é audiófilo (no sentido high end), mas oferece-me um som muito musical há uns bons anos, associado a uma pré-amplificação da Rega.


É um coração de leão: poderoso, rápido, incansável. Som em geral neutral e aberto. Suave nos agudos, preciso e detalhado no médios mas quente e musical, definido e controlado nos graves. Tem a ver com a filosofia da Myryad. Uma marca "for the more discerning music-lover (para o amante de música ou melómano mais exigente). Este modelo já não se fabrica. Em caso de ataque cardíaco, tem de ser reanimado.

O som deste Myryad é, em geral, mais velado e menos transparente e frontal, com graves menos profundos ou delineados (recortados) do que os equipamentos high end, mas o baixo é preciso, encorpado, quente e cheio (musical), com o qual se pode ouvir música durante horas seguidas sem induzir fadiga precoce ou irritabilidade. Incendeia o coração do melómano. É preciso mais do que isso?

A sonoridade do Myryad MA240 é transparente e detalhada quando baste. Sem ser demasiado presente ou agredir. O melómano entra em transe. O audiófilo recua (e não é assim que tem de ser?) e deixa de haver "ruído" à fruição da música.

Em termos absolutos, em termos técnicos e estéticos, o Myryad MA240 perde para os amplificadores no nível high end, mas a aparelhagem é um meio e não um fim. Não se pode ultrapassar o limite crítico de a audiofilia interferir com a apreciação musical do melómano. Gasta-se dinheiro e fica-se pior. Investir em discos é muito mais recompensador e lucrativo.



Mais sobre este coração de leão:
Audio e o Santo Graal / Audio and The Holy Grail

Sem comentários:

Enviar um comentário