«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, novembro 02, 2008

Sem controlo

Qual é o verdadeiro Ian Curtis?
photo origin

Control narra a história de Ian Curtis, cantor de Joy Division, que se suicidou aos 23 anos, em 1980, na véspera de uma digressão nos EUA, deprimido pelo casamento e pela epilepsia. Visionei este excelente filme ontem, depois de o ter perdido no cinema.

O actor protagonista, Sam Riley, pauta-se por um desempenho intenso, conferindo muito realismo e verosimilhança ao filme, situado na atmosfera cizenta da Grã Bretanha dos anos 70. Enquanto espectador, esquecia que ali estava alguém a fazer o papel de Ian Curtis. Os temas da banda foram tocados pelos próprios actores, o que torna tudo mais convincente.

Em apenas quatro anos nos Joy Division e a gravação de dois álbuns, o frontman assegurou um lugar na mitologia do rock.

Para os fãs da cena post punk de Manchester, é obrigatório o filme hilariante 24 Hour Party People como complemento deste Control, adaptado do livro da viúva de Ian Curtis, Touching From a Distance. Sem esquecer o documentário Joy Division de Jon Savage, amigo e fã da banda formada em 1976.

Hoje de manhã, saquei do Closer, em versão especial remasterizada, com um som polido, mas com mais qualidade e bom realce da bateria e do baixo, perdidos nas primeiras versões em CD.

+ na imagem, o verdadeiro Ian Curtis está à direita.

Sem comentários:

Enviar um comentário