«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, janeiro 20, 2009

Elementos sobre o estado da Escola Pública 21: intervir contra a indisciplina III




Se não houvesse as razões óbvias para a mobilização dos professores para a greve de ontem, Medina Carreira deixa mais algumas.

Além da parte da entrevista, acima replicada, em que Medina Carreira fala sobre a Educação, transcrevemos ainda estes excertos da entrevista de Gomes Ferreira, do programa Negócios da Semana da SIC, ao mesmo protagonista, no dia 3 de Julho de 2008, segundo o qual a indisciplina é um problema estrutural, mas ignorado:

«[A] Ministra [da Educação] não percebeu nada do que estava a fazer, porque ela quis pôr os professores na ordem, mantendo os alunos indisciplinados. Meu amigo: todos nós fomos estudantes. Imagina que, com gente indisciplinada, pode (até) levar para lá um professor catedrático. O professor catedrático não ensina nada porque eles não deixam ensinar. Portanto, a primeira coisa a fazer era pôr ordem nas aulas...»

«Olhe! Se os pais tivessem a noção do mal que estão a fazer aos filhos; e se os filhos tivessem a noção da hipoteca que os políticos estão a lançar sobre eles - no futuro vão ficar uns ignorantes, na maior parte dos casos - eles já tinham vindo para a rua protestar. Não eram os sindicatos! Eram os meninos.»

«Sabe, meu caro Gomes Ferreira, o problema é este: é que aqueles que precisavam de ser objecto de exigência e da aprendizagem, que são aqueles das classes mais baixas, eles vão ficar tão preparados que serão de classes mais baixas amanhã. Os seus filhos vão ser de uma classe média, como a minha filha é. É que nós estamos a manter esta estratificação, exactamente não ensinando àqueles aos quais precisaríamos de exigir... Porque aqueles que estão em baixo é que precisam ser trazidos para cima. Não é dizer: Coitadinhos, não aprendam nada, vocês não têm culpa de nada, são uns desgraçadinhos, agora continuem... Não, não! Esses é que têm que ser puxados, não são as suas filhas ou a minha.»

Recorde-se:
Intervir contra a indisciplina II

Extra:
Playlist das intervenções demolidoras de Medina Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário