«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Empobrecimento dos professores

Muitos professores estão entre os novos portugueses sobreendividados, diz a DECO.
photo copyright

Segundo a Visão (12.2.2009), a responsável pelo Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da DECO «ficou surpreendida com a nova classe de pessoas que estão a cair nesta situação [de sobreendividamento]. "Temos muitos professores, sem que saibamos a razão disso".»

A este dado junta-se outro, numa outra notícia da mesma edição da Visão. «Pelas contas do Sindicato dos Professores do Norte, agora, dois em cada três professores do Continente irão aposentar-se com uma pensão equivalente a pouco mais do valor que recebiam a meio da anterior carreira.»

Mas há mais. Segundo um estudo do mesmo sindicato, um «docente que atingir os 40 anos de carreira sem passar a titular [à volta de dois terços dos docentes] acumulará um prejuízo de 174.284 euros e 82 cêntimos (tendo em conta a tabela salarial de 2009), relativamente à carreira anterior.»

E depois pensa-se que isto não tem impacto no desempenho docente, nomeadamente na disponibilidade mental do profissional, como se não fosse humano.

Há uma série de tarefas no dia-a-dia das quais se o professor não se liberta, é tempo e esforço que não reverterá para o trabalho pedagógico.

Isto sem falar no facto de que muitos professores procurarão compensar as perdas salariais com um segundo emprego, nem que seja plantar umas batatas ou umas alfaces quando chega a casa, para quem tiver uma horta. Será que a escola lucrará com isso?

1 comentário:

  1. Caro Nélio,
    Coitaditos dos professores. Dá pena mesmo. E olhe que eu sou um deles. Há um aspecto que eu aco tocante: se nunca exigimos avaliação de qualidade para os nossos alunos, que moral temos de a exigir para nós?
    Bem, mas este comentário serve para lhe lembrar para comentar a directividade com que na oposição madeirense, um líder demite outros membros do partido. Será que a jardinite atingiu já a oposição? Eu acho que sim. E estou certo que a jardinite não o atingiu pelo que me parece correcto que casque nesta situação no seu blog ;-)Se a jardinite o tocou, nesse caso, silenciar é a alternativa :-)

    ResponderEliminar