«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, fevereiro 15, 2009

Joe Veselko fala sobre o surf na Madeira (Jardim do Mar) 1



Joe surfando, no Jardim do Mar (fotografias do surf por Andrea Higdon).

«Joe Veselko, 37 anos, californiano, casado com a surfista [portuguesa] Filipa Leandro, é um dos melhores surfistas, da geração mais velha, que temos em Portugal», começa assim a entrevista da Surf Total sobre a surftrip que Joe fez ao Jardim do Mar, na semana passada. Transcrevemos algumas partes:

«A ilha tem uma enorme variedade e tem realmente ondas excelentes mesmo quando não está grande, nem perigoso. Eu acho que muitas pessoas pensam que a Madeira só tem ondas grandes. Já surfei algumas sessões com 1 ou 2 metros. Surfei uma manhã com o meu amigo Kristjan, no Jardin quando estava mais pequeno do que 1 metro. Parece que não dá para surfares até chegares ao pico. Surfamos sozinhos e apanhamos ondas que tinham uma certa força e nas quais podiamos fazer umas boas manobras. Sim, ficam mais perto das rochas, o que faz que tenhas de ser um pouco mais selectivo, nas ondas que escolhes.»

«A primeira vez que fui à Madeira realmente pensei que foi uma das melhores surftrips que alguma vez fiz. Estava impressionado com a beleza e a organização da ilha e também o quão próximo estava do continente.»

«Obviamente, ao lado das paisagens incríveis tens picos de surf maravilhosos. A água também é muito confortável. Eu recomendaria a qualquer surfista do mundo a experimentar a Madeira, pelo menos uma vez na vida. É uma pequena versão do Havai sem o cenário humano que o Havai tem! (quem já foi ao Havai sabe do que estou a falar)!»

«[P]otencialmente algumas das melhores ondas do mundo ‘quando está a bombar’.»

Desta vez, «passei quatro dias na Madeira. Fiquei em casa do meu amigo Kristjan Higdon, no Jardim do Mar. Ele tem uma casa mesmo ao lado da igreja no centro da vila. É um americano que vive lá há 3 anos com a mulher e três filhos. É um excelente surfista do norte da Califórnia e tem imensa experiência em ondas grandes a surfar em Mavericks e na área que envolve Half Moon Bay.»

«O surf variou entre 1 a 3 metros. [A]panhei três dias sólidos, com condições perfeitas.» «Surfei com o Orlando e o Adriano enquanto estava lá».

«Só surfei Jardim do Mar e Ponta Pequena. O meu melhor momento foi provavelmente na Ponta Pequena numa tarde em que surfei um swell novo com apenas mais um surfista alemão. Apanhámos ondas perfeitas de 1,5 a 2 metros sem ninguém por perto. A cor da água estava incrivelmente azul esverdeada e podias ver o fundo enquanto entubavas no inside. Havia paredes compridas e lindas onde realmente podias mesmo desenhar linhas e rasgadas e ocasionalmente encaixar lá dentro. Eu acho que não pode ficar muito melhor que isso.»

LER MAIS

Sem comentários:

Enviar um comentário