Canibalismo político espezinha o valor da pluralidade democrática. Quer-se um arco-íris com apenas duas ou três cores.
photo copyright
Quando se pensa que já se bateu no fundo ou se viu tudo, há sempre mais fundo e mais para ver. Quem manda não se satisfaz com uma esmagadora maioria absoluta de décadas. Pretende o caminho todo aberto, livre da regulação democrática por parte dos pequenos partidos.
A confirmar a leitura do primeiro presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Emanuel Rodrigues - "a tolerância e o respeito pelas minorias são valores de alguma maneira espezinhados" por cá -, o Diário dá hoje conta que o «PSD-M prepara uma proposta de revisão da lei eleitoral, para entrar em vigor em 2011 que, entre outros objectivos, deverá procurar resolver o que para a maioria é um problema: reduzir o número de partidos na Assembleia. A solução deverá passar pela adopção de um sistema eleitoral idêntico ao alemão que impõe um mínimo de 5% de votos para que um partido possa ter representação parlamentar.»
«As razões da maioria já foram referidas no parlamento, sobretudo depois dos casos que envolveram o deputado do PND, José Manuel Coelho», contextualiza o jornal que, nas suas contas, a adopção do mínimo de 5% implicaria a saída do BE, PND e MPT, colocando ainda em risco de não representação parlamentar o PCP e CDS-PP.
Como bem se recorda, em «2005, quando voltou a ser discutida a revisão da lei eleitoral para a Assembleia da República, o mínimo de 5% chegou a ser uma das propostas do PSD.»
Como diz a canção Guiltiness, agora em som de fundo neste blogue, de Bob Marley (álbum Exodus), «the big fish [...] always try to eat down the small fish»:
Guiltiness
Pressed on their conscience. Oh yeah. Oh yeah.
These are the big fish
Who always try to eat down the small fish,
just the small fish.
I tell you what: they would do anything
To materialize their every wish. Oh, yeah-eah-eah-eah-eah-eah.
But: Woe to the downpressors:
They'll eat the bread of sorrow!
Woe to the downpressors:
They'll eat the bread of sad tomorrow!
Woe to the downpressors:
They'll eat the bread of sad tomorrow!
Oh, yeah-eah! Oh yeah-e-e-e-e-e!
Recorde-se:
Esmagar & Eliminar
Madeira endémica espezinha tolerância e respeito
Sem comentários:
Enviar um comentário