«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, fevereiro 01, 2009

Espezinhar as minorias

Canibalismo político espezinha o valor da pluralidade democrática. Quer-se um arco-íris com apenas duas ou três cores.
photo copyright

Quando se pensa que já se bateu no fundo ou se viu tudo, há sempre mais fundo e mais para ver. Quem manda não se satisfaz com uma esmagadora maioria absoluta de décadas. Pretende o caminho todo aberto, livre da regulação democrática por parte dos pequenos partidos.

A confirmar a leitura do primeiro presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Emanuel Rodrigues - "a tolerância e o respeito pelas minorias são valores de alguma maneira espezinhados" por cá -, o Diário dá hoje conta que o «PSD-M prepara uma proposta de revisão da lei eleitoral, para entrar em vigor em 2011 que, entre outros objectivos, deverá procurar resolver o que para a maioria é um problema: reduzir o número de partidos na Assembleia. A solução deverá passar pela adopção de um sistema eleitoral idêntico ao alemão que impõe um mínimo de 5% de votos para que um partido possa ter representação parlamentar.»

«As razões da maioria já foram referidas no parlamento, sobretudo depois dos casos que envolveram o deputado do PND, José Manuel Coelho», contextualiza o jornal que, nas suas contas, a adopção do mínimo de 5% implicaria a saída do BE, PND e MPT, colocando ainda em risco de não representação parlamentar o PCP e CDS-PP.

Como bem se recorda, em «2005, quando voltou a ser discutida a revisão da lei eleitoral para a Assembleia da República, o mínimo de 5% chegou a ser uma das propostas do PSD.»

Como diz a canção Guiltiness, agora em som de fundo neste blogue, de Bob Marley (álbum Exodus), «the big fish [...] always try to eat down the small fish»:

Guiltiness
Pressed on their conscience. Oh yeah. Oh yeah.
These are the big fish
Who always try to eat down the small fish
,
just the small fish.

I tell you what: they would do anything
To materialize their every wish
. Oh, yeah-eah-eah-eah-eah-eah.

But: Woe to the downpressors:
They'll eat the bread of sorrow!
Woe to the downpressors:
They'll eat the bread of sad tomorrow!
Woe to the downpressors:
They'll eat the bread of sad tomorrow!
Oh, yeah-eah! Oh yeah-e-e-e-e-e!


Recorde-se:
Esmagar & Eliminar
Madeira endémica espezinha tolerância e respeito

Sem comentários:

Enviar um comentário