«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, março 18, 2009

Natureza humana 2

picture copyright

«No matter how well you dress it up, Man's savage nature will one day cause the world to end.» (The Comedian, no filme Watchmen)

A realidade da natureza humana contraria aquela ideia (mito) do Bom Selvagem de Rousseau, que na Educação ainda é muito seguido como verdade: «O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe.»

Que ilusão fantástica... Rousseau não sabia, ou não encaixava na arquitectura da sua teoria, a realidade da natureza selvagem do Homem, que só a civilização atenua, absorve e amortece (conforma, pronto).

Quão fácil é deitar as culpas na sociedade, fonte de todos os males, desresponsabilizando-se o indivíduo na condução do seu destino e fazendo crer que a civilização não tem mais aspectos positivos do que negativos.

Aquela ideia utópica que o ser humano não tem de ser civilizado e fiscalizado já provou que não funciona. Tem de haver um equilíbrio entre a liberdade/espontaneidade individual e a integração social/civilizacional. Essa dialéctica ajuda a formar o Homem. Ajuda a formar tanto o submisso, como ajuda a formar o rebelde.

Por alguma razão Rousseau é considerado um precursor do romantismo. Pode ser tudo muito bonito e utópico mas, entretanto, temos viver na realidade...

Recorde-se:
Natureza humana

1 comentário: