«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, maio 02, 2009

Vital Moreira agredido na manif da CGTP domina notícias

photo origin

«Vital Moreira agredido na manif da CGTP» foi o assunto que dominou o dia noticioso de hoje, quando deveria ter sido a manifestação (ou manifestações) do 1º de Maio e respectivas palavras de ordem.

Como escreve o Público, as «palavras de ordem cederam lugar aos protestos contra a “intolerância”, o “sectarismo” ou a “instigação do ódio”.»

O facto do cabeça de lista do PS às europeias ter sido alvo da fúria de vários populares, prejudicou a CGTP (e o PCP) e beneficiou Vital Moreira. As pessoas tendem a simpatizar com a vítima. Toda a gente sabe as consequências eleitorais da famosa agressão a Mário Soares na Marinha Grande.

É claro que a presença de Vital Moreira - ele caminhava no sentido contrário ao da manifestação do Primeiro de Maio -, pode ter sido encarada como uma provocação, mas não justifica os actos de agressão.

Nota (2.05.2009): afinal a presença da delegação do PS na manifestação da CGTP aconteceu em resultado de um convite da federação sindical, o que acentua a gravidade dos incidentes. Hoje a RTPN confirma que Vital Moreira foi agredido (e não apenas insultado): foi cuspido, foi alvo de garrafas de água e de bandeiras.

3 comentários:

  1. Foi errado mas não foi agredido. Foi apenas insultado.

    ResponderEliminar
  2. Até o insulto verbal é uma agressão. Se bem percebi, Vital Moreira foi agarrado, empurrado e apanhou com água.

    ResponderEliminar
  3. Estava um dia quente em Lisboa... foi só para refrescar...

    ResponderEliminar