«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, junho 29, 2009

Elementos sobre o Estado da Escola Pública 43: menos estatística, mais exigência

imagem copyright

«Outro dos campos de reforma profunda deverá ser na educação. O PSD votou no Parlamento, com o resto da oposição, pela suspensão do novo regime de avaliação dos professores. E também, por várias vezes, acusou o Governo de Sócrates de estar obcecado com as estatísticas do insucesso e do abandono escolar, desguarnecendo a exigência sobre os alunos. Um programa do PSD deverá incluir uma reforma curricular profunda de forma a inverter as prioridades.» (Diário de Notícias)

Recorde-se que o outro partido de direita, o CDS-PP, defende que se deve «restaurar a autoridade dos professores» nas escolas, cada vez mais dominadas pela indisciplina e a atitude negativa perante o trabalho escolar.

Na moção de censura, o partido de Paulo Portas referia ser «irresponsável o ataque generalizado à função do professor e uma política educativa exclusivamente interessada em estatísticas virtuais, sacrificando o mérito, o rigor e a excelência a critérios de laxismo, facilitismo e mediocridade».

O actual Governo da República fez um erro grave ao ter desresponsabilizado o aluno do seu papel no processo de ensino-aprendizagem e ter insistido no laxismo e no facilistismo. Ainda por cima dourando as estatísticas e baixando o nível de exigência dos exames, na vontade política de mostrar os resultados que não existem e que não correspondem à realidade.

Uma certa esquerda tem esta tendência para o laxismo e facilitismo. Também uma certa direita, mas veremos o que fará em 2009 a direita portuguesa (continental). Não é que eu coloque muita esperança, porque o essencial das políticas manter-se-á, sobretudo no que toca à carreira e modelo de avaliação dos professores. Toda a gente se lembra da polémica passagem de Manuela Ferreira Leite pelo sector da Educação...

Se houver mais responsabilização de estudantes, encarregados de educação e escolas já não será mau, mas face à chamada maioria sociológica de esquerda do nosso País, os partidos de direita serão sempre comedidos na disciplina e na exigência de trabalho nas escolas. Há uma cultura vasta e politicamente correcta favorável à bandalheira que é difícil contrariar sem perder peso eleitoral.

1 comentário:

  1. Pois...
    Também postei:
    http://peroladecultura.blogspot.com/2009/06/manuela-ferreira-leite-quer-rasgar-na.html
    Abraços.

    ResponderEliminar