photo origin
Com uma moção de censura ao Governo da República, o CDS-PP quer mostrar ao país o que faria de melhor e diferente. Entre as diferenças, defende que se deve «restaurar a autoridade dos professores» nas escolas, cada vez mais dominadas pela indisciplina e a atitude negativa perante o trabalho escolar.
A moção de censura refere ser «irresponsável o ataque generalizado à função do professor e uma política educativa exclusivamente interessada em estatísticas virtuais, sacrificando o mérito, o rigor e a excelência a critérios de laxismo, facilitismo e mediocridade».
Para um país em que a produtividade é o seu desafio basilar, não percebemos como isso poderá ser almejado com tanta falta de trabalho, rigor e disciplina nas salas de aula por este país fora. Laxismo e complacência com as quais tem pactuado uma certa esquerda e uma certa direita. Neste aspecto, o CDS-PP tem-se distanciado dessa certa direita.
Eu discordo substancialmente do ideário do CDS-PP para a educação, mas têm razão (bom senso) quanto ao desastre provocado pelo laxismo, facilitismo e desautorização dos professores. A mão dura de José Sócrates é apenas para os professores (carreira), porque para pais e alunos apenas acentuou a desresponsabilização.
Além dos governos, a apelidada maioria sociológica de esquerda no nosso país tem gerado uma cultura de irresponsabilidade, nomeadamente na educação das crianças e jovens, após a revolução de 1974, em que o aumento de direitos não teve o necessário e correspondente aumento de responsabilidade individual.
Não é preciso nem enveredar pela permissividade actual nem pela tirania do antigamente na educação das crianças e jovens. Mas, a autoridade, quer dos pais quer dos professores, tem de se fazer sentir para maior responsabilização dos jovens.
Ainda:
35: De utopia em utopia até ao laxismo total III
31: Responsabilizar os estudantes pelo seu desempenho
30: Onde falhamos nós no público
29: Regras e responsabilização das crianças
28: Inflacção de notas
27: Responsabilização
26: Inconformismos
25: Enfrentar a realidade antes que ela nos engula
24: Laxismo e facilitismo significam exclusão social
23: Leste arrasa postura desculpabilizante
22: valores do Trabalho e da Responsabilidade moribundos na escola
21: Intervir contra a indisciplina III
20: Intervir contra a indisciplina II
19: Intervir contra a indisciplina I
15: Violência (des)camuflada IV
13: violência camuflada III
12: violência camuflada II
11: Racionalidade e realismo precisam-se
10: educação infantil em Portugal (Eduardo Lourenço)
9: nem ditadura por disciplina nem a ditadura da indisciplina
7: violência camuflada I
1: condições de trabalho
Outros:
Complexos de esquerda = facilistismo
Laxismo pós 25 de Abril trama Educação
Escola ideal é diferente da escola real
Brincamos mesmo
País de brincalhões
Fomentos da indisciplina [quando o exemplo nem vem de cima]
Sem comentários:
Enviar um comentário