Os milhões que se gastaram na ruinosa promenade do Jardim do Mar deveriam ter sido gastos na segurança do acesso ao Jardim do Mar e Paul do Mar. A segurança das pessoas deveria estar em primeiro lugar. Espera-se que haja mortes primeiro?
A imagem publicada pelo Paulo Garcês ilustra bem o perigo que espreita quem circula na estrada regional de ligação entre o Estreito da Calheta e o Jardim do Mar / Paul do Mar.
Quando foi construído o túnel Jardim do Mar - Paul do Mar sabia-se que muitas mais pessoas estariam sujeitas ao perigo da instabilidade da escarpa, que condiciona a segurança de boa parte do acesso às referidas freguesias.
Na altura, quando foi decidida a construção do túnel para o Paul do Mar e a promenade do Jardim do Mar, deveria ter sido pensada uma solução integrada de segurança. Falta de planeamento e visão a curto prazo dá nisto. E o povo é que paga.
Fez-se um túnel para o Paul do Mar e uma “promenade” no Jardim do Mar, que terão custado juntos mais de 5 milhões de contos (25 milhões de euros). Mas esqueceu-se de resolver, antes de tudo, o problema da frequente queda de pedras (derrocadas) que se soltam dos penhascos ao longo de 2km da referida estrada regional.
Na inauguração da “promenade”, disse-se que o Jardim do Mar ficava «mais seguro», quando a grande insegurança não vinha do mar mas sobretudo dos penhascos sobranceiros à aldeia.
Será que é mais um caso de encolher os ombros até haver tragédias? Existe carta de riscos? Existe um plano de emergência? Existe algum plano para, com uma série de pequenos túneis, evitar as zonas mais perigosas, como foi feito no Norte da ilha?
Gastaram-se vários milhões de euros para consolidar a escarpa junto à Marina do Lugar de Baixo, considerado prioritário face a uma estrada onde passam, no mínimo, centenas de pessoas por dia, como é o caso do acesso ao Jardim do Mar / Paul do Mar.
Recorde-se:
Derrocadas
Sem comentários:
Enviar um comentário