«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, setembro 27, 2009

PS perdeu os professores por 4 razões

Hoje, não há dúvidas de quem perdeu mais votos relativamente a 2005 foi o PS. Os mais beneficiados foram o BE e o CDS-PP, onde se concentrou uma série de votos de protesto, incluindo uma parte dos cerca de 140 mil professores e outros mais.

O PS perdeu os professores devido:

1. À atitude hostil e diabolizante da classe por parte da equipa ministerial da educação (José Sócrates escolheu-a e defendeu-a).
2. Aos cortes no salário, carreira e reforma.
3. À acentuada erosão da autoridade dos docentes.
4. Ao acentuar do laxismo e da irresponsabilidade juvenis.

Estes dois últimos factores, apesar de menos mediatizados e menos valorizados inclusive pelos sindicatos de esquerda, têm vindo a minar, progressivamente, as condições de ensino e de aprendizagem nas escolas (recordar o discurso de Barack Obama aos estudantes). Uma certa esquerda fecha os olhos à indisciplina, como se fosse inevitável e natural (chamam a isso ser progressista...), e ao seu pouco empenho na aprendizagem, como se esta acontecesse de forma espontânea ou apenas pela acção mágica do professor.

Juntar pior carreira, menos salário e pior reforma à erosão da autoridade docente e ao maior laxismo/facilitismo face à disciplina e ao trabalho dos estudantes foi de facto explosivo, com consequências por muitos bons anos.

Qualquer que seja a equipa ministerial que venha a seguir sofrerá, à priori, resistência dos professores. Terá de realizar um esforço muito grande, com medidas concretas, para voltar a conquistar a confiança dos agentes de ensino portugueses (recorde-se: E agora algo completamente igual).

Sem comentários:

Enviar um comentário