«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, setembro 28, 2009

Dia depois do escrutínio 16

É preciso reconhecer que José Sócrates, apesar do forte desgaste de uma governação reformista e de aperto orçamental de quatro anos e meio - foi o único partido que perdeu votos face à eleição de 2005: mais de meio milhão -, conseguiu uma vitória de uma dimensão importante, que nunca esteve em dúvida no meu espírito. A dúvida estava na dimensão da maioria relativa. Ficou dentro do projectado pelas sondagens.

Entre Manuela Ferreira Leite e José Sócrates, a liderança socialista é a que oferece maiores potencialidades na governação, quer se goste ou não de determinadas opções.

Os desafios serão muitos para o partido do governo e os restantes partidos. Esperemos que todos, maioria relativa e minorias, estejam à altura das suas responsabilidades. Será interessante ver a evolução das posturas nos próximos tempos.

Se de facto Francisco Louça esqueceu cumprimentar José Sócrates pela vitória nas eleições, tal indicia arrogância. As minorias não podem criticar a arrogância da maioria e depois cair na mesma tentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário