«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, setembro 30, 2009

Dois dias depois do escrutínio 17

A tentativa de colar o Presidente da República ao PSD, com aquela história de os assessores de Belém estarem a colaborar no programa eleitoral dos social-democratas, parece óbvia.

Por outro lado, a história das escutas plantada no Público pelo assessor de Cavaco Silva parece uma resposta à tentativa de elementos do PS colarem o Presidente ao PSD.

Quanto ao primeiro caso, procurou-se desvalorizar o papel e as acções futuras do Presidente, conotando-as com um partido. Daí as leituras que se têm feito quanto à perda de confiança de Cavaco Silva face ao actual e futuro governo do PS. Perda de confiança essa que foi comunicada pelo Presidente, implicitamente, ao país, no meio de uma embrulhada para safar a sua posição face ao caso das alegadas escutas em Belém.

Com José Sócrates a dar alguns sinais de não querer mudar o rumo dos últimos quatro anos, apesar de ter passado de 45% para 36% nas contas eleitorais, de maioria absoluta a relativa, os tempos adivinham-se difíceis. Na relação entre o Executivo e a Presidência da República e na Assembleia da República.

Veremos se José Sócrates reconhece mesmo a diferença entre maioria relativa e maioria absoluta e há uma mudança de atitude e rumo. Os próximos tempos serão interessantes para o confirmar.

Sem comentários:

Enviar um comentário