«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, setembro 06, 2009

Xutos & Pontapés: they still rock after all these 30 years [actualizado 8 Setembro]

Uns Xutos & Pontapés mais velhos, mid-tempo, mas sempre profissionais e com um bom disco de originais para apresentar ao vivo, cujos temas dominaram o concerto na Ponta do Sol, sábado à noite.

Comprei o álbum deste ano dos Xutos & Pontapés e não me arrependi. Fui ver o concerto, depois de os ter visto no primeiro concerto que deram na Madeira, nos anos 80, e também não me arrependi. E pagaria para os ver com todo o gosto.

Pena que as entidades públicas, neste caso as autarquias, com dinheiro público, se substituam os promotores de espectáculos e inviabilizem os concertos que não sejam à borla. Parece que se está num regime comunista, em que o Estado de tudo toma conta e providencia em termos de espectáculos. Sei que muitas das pessoas presentes não iriam ver Xutos & Pontapés se tivessem de pagar 20 ou 30 euros, por impossibilidade financeira ou simplesmente porque estão habituados às borlas.

Depois de 30 anos, os Xutos estão ainda para as curvas, isto é, mantêm-se pertinentes e conquistam a nova geração de teenagers. Tim pediu a quem assistia ao concerto da banda pela primeira vez para levantar o braço e foram muitos os que se ergueram. O vocalista referiu que o inquérito confirma a estatística de outros concertos deste ano. No final, Zé Pedro agradeceu ao público as três décadas de «vida malvada» que lhes proporcionaram os fãs.

"Estado de Dúvida" abre o recente disco e abriu o concerto, com uma boa linha de baixo. Seguiram-se "Quem é Quem", mais acelerado, e "Tetris Anónimus", com um ritmo mais punk e guitarras mais presentes. Depois voltou-se atrás no tempo para "Esquadrão da Morte", do disco ao vivo 1º de Agosto no RVV (2000) e "Mundo ao Contrário" do álbum de 2004.

Retomando o mais recente de originais, surgiu "Sensação", que abre com uma pedalada mais metaleira, e "Falcão", antes de um solo de bateria levar ao tema "Remar, Remar", parte do disco ao vivo de 2000.

"Santo e a Senha", "Perfeito Vazio" e "Amor com Paixão" do novo álbum precederam o "Homem do Leme" do disco Cerco (1985), para logo voltar ao mais recente "Superjacto".

"Circo de Feras" (1987), "Chuva Dissolvente" do álbum Dizer Não de Vez (1992), "Não Sou o Único" (1987), "À Minha Maneira" (1988) e o obrigatório "A Minha Casinha" (1988) fecharam a actuação. Eram 23:50 e tinha passado hora e meia de actuação.

Regressaram para o encore e o baterista Kalu foi substituído na bateria para cantar o polémico "Sem Eira Nem Beira" à frente no palco. Seguiram-se "Ai Se Ele Cai" (2004), "Classe de 79" e o antémico "Contentores" do álbum Circo de Feras (1987). NOTA: ainda «se ouviu "Para Sempre" do álbum Tentação (1998), que é sem dúvida das melhores baladas tugas», como alertou um comentarista atento. Agradeço a atenção. Enquanto tocavam este tema final já eu furava a multidão para o regresso a casa.

Photo taken with a Nokia cellphone 3.2 megapixel camera : no editing : no flash : © neliodesousa : September 5, 2009

3 comentários:

  1. No encore também se ouviu "Para sempre" do album tentação, que é sem dúvida das melhores baladas tugas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Nélio gostei bastante do teu post, não só da parte com o alinhamento do grande concerto a que também tive o prazer de assistir, como da parte introdutória em que mencionavas um aspecto importante que é o de com tanto concerto de borla, ser difícil que depois haja publico pagante para os espectáculos musicais, sobretudo tendo em conta que as salas escasseiam visto que o pavilhão multi-usos prometido há imenso tempo para o Funchal nunca mais é feito, perdido que parece estar nas conhecidas guerras pessoais envolvendo a Câmara Municipal e a Sociedade de Desenvolvimento . Já agora deixo um louvor à Câmara da Ponta do Sol por ter apostado num grupo de qualidade o que não acontece frequentemente, pois na maior parte das vezes o dinheiro publico é gasto em grupos que pouco dizem a todos aqueles com o mínimo de cultura musical.
    p.s. – parabéns pelo excelente blog que tens , a sua leitura é algo que me propicia um grande prazer !
    Jacinto Gouveia

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Jacinto.
    A opção pelos Xutos e Pontapés foi de facto feliz por parte dos promotores.

    Quanto ao blog, vale o que vale. É sobretudo um hobby e uma visão pessoal sobre alguns temas.

    Um abraço e até um dia desses.

    ResponderEliminar