«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, outubro 19, 2009

«Do pior da natureza humana»: José Saramago não descobriu a pólvora

photo copyright

No momento em que lança um novo livro, intitulado «Caim», José Saramago afirmou que «a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana».

Não há novidade nenhuma, sobretudo quanto à natureza humana. A Bíblia foi escrita por seres humanos, parece que durante cerca de mil anos, que se limitaram a espelhar a natureza humana, inclusive o que tem de pior.

A Bíblia é um retrato da condição humana e não parte do homem utópico (o tal homem novo) muito ao gosto de uma certa esquerda. Espelha e encara o homem real. Mostra o que temos de mais sombrio e mais luminoso. O que podemos fazer de melhor e de pior. Somos o que somos. E encararmo-nos como somos evita muitas desilusões e problemas.

Recorde-se:
Natureza humana e pedagogia da consequência

2 comentários:

  1. Não sendo apreciador da obra de Saramago, reconheço-lhe valor. Depois Saramago, atingiu uma idade e um estatuto invejável, que lhe permitem dizer tudo o que pensa.

    ResponderEliminar
  2. O que Saramago quer é pôr em causa a fé dos verdadeiros cristãos e aumentar cada vez mais a incredulidade daqueles que duvidam da existênxia de Deus.
    Antes de morrer ele virá á publico fazer exactamente como os escritores abaixo fizeram e mais: ele render-se-á aos pé de Jesus porque mesmo agindo como age Deus o ama de uma forma excepcional.Que Deus tenha misericórdia dele como teve de mim por eu acho que pensava pior que ele e hoje sei quem é Deus e quero conhec~e-lo cada vez mais.


    Os escritores H.G. Wells e George Bernard Shaw eram homens brilhantes, porém, rejeitaram a mensagem das Escrituras.
    Eles colocaram sua confiança em seus próprios sistemas de convicção, que eram baseados na razão humana. Contudo, eles
    não conseguiam encontrar a verdadeira e duradoura paz e, pouco a pouco, perderam a confiança naquilo em que
    acreditavam. A obra literária final de Wells, por exemplo, foi adequadamente chamada de "um grito de desespero". E,
    pouco antes de Shaw morrer em 1950, ele escreveu: "A ciência a qual eu alfinetei minha fé é falida. Ela devia ter
    estabelecido paz e felicidade, mas acabou conduzindo ao suicídio da Europa. Eu acreditei nela uma vez. Em seu nome
    eu ajudei a destruir a fé de milhões. Agora, eles olham para mim e testemunham a grande tragédia de um ateu que perdeu
    sua fé."

    ResponderEliminar