«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, novembro 20, 2009

As velas ardem até ao fim (3): conformar-se e suportar

As velas ardem até ao fim de Sándor Márai.

«[N]ão é possível suportar a vida de outra maneira, apenas sabendo que nos conformamos com aquilo que significamos para nós próprios e para o mundo. Temos de nos conformar com aquilo que somos e de ter consciência, quando nos conformamos, de que em troca dessa sabedoria, não recebemos elogios da vida, não nos põem no peito nenhuma condecoração por sabermos e aceitarmos que somos vaidosos ou egoístas, carecas ou barrigudos - não, temos de saber que por nada disso recebemos recompensas, nem louvores. Temos de suportar, o segredo é isso. Temos de suportar o nosso carácter, o nosso temperamento, já que os seus defeitos, egoísmos e avidez, não os mudam nem a experiência, nem a compreensão. Temos de suportar que os nossos desejos não tenham plena repercussão no mundo. Temos de suportar que as pessoas que amamos, não nos amem, ou que não nos amem como gostaríamos. Temos de suportar a traição e a infidelidade, e o que é o mais difícil entre todas as tarefas humanas, temos de suportar a superioridade moral ou intelectual de uma outra pessoa.»

p100 (Publicações Dom Quixote: 19ª edição: 2009)

2 comentários:

  1. As velas ardem (1,2,3). Estes são os pensamentos de "Sandor Marai", e os seus? o que você acha disso? É o que você pensa também?

    ResponderEliminar
  2. Não comungo totalmente, mas tem um fundo de realismo. Sou da opinião que o ser humano tem possibilidade, através do seu poder de DECISÃO, de contrariar certas heranças genéticas e aspectos da sua educação/percurso de vida até ao momento. Ou seja, é possível a mudança para melhor de aspectos do carácter, mesmo que não seja uma tarefa fácil. É preciso querer e decidir.

    ResponderEliminar