«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, novembro 11, 2009

Professores de luto e em luta 175: centralidade do trabalho pedagógico e não da avaliação do desempenho

«Precisamos que os professores tenham serenidade, invistam o seu esforço na sala de aula e que o tempo que dedicam à avaliação não seja excessivo», afirmou Isabel Alçada, a nova ministra da Educação, ontem após as reuniões com os sindicatos de professores.

É um bom indicador esta estratégia de recentrar o esforço dos docentes no trabalho pedagógico, isto é, no processo de ensino-aprendizagem. É absolutamente essencial e de bom senso.

A avaliação do desempenho tem de ser um processo simples e ágil, não a insana burocratização implementada por Maria de Lurdes Rodrigues, de modo a não criar ruído ou desviar os agentes de ensino da sua tarefa pedagógica. É para isso que escolas e professores existem. A avaliação do desempenho não pode prejudicar o ensino e a aprendizagem.

Isto apesar de Isabel Alçada, em Julho último, ter dito o seguinte: «Dou o meu inteiro apoio à política educativa que tem sido seguida, por vários motivos (...) considero que é importante a prossecução e o aprofundamento do trabalho que tem vindo a ser realizado».

A ver vamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário