«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, dezembro 15, 2009

«Socialistas, comunistas e anarquistas são doentes mentais»

 
A noção de patológico de Júlio de Matos chegava à política.

[...]
Um republicano de direita. É assim que a historiadora Ana Leonor Pereira define ideologicamente Júlio de Matos. «Está mais do que provado em vários escritos que tenho dele», sustenta. «Neoliberal» e «ultra-seleccionista» são adjectivos que constam igualmente da definição avançada pela investigadora. Para o psiquiatra, segundo ela, os «socialistas, comunistas e anarquistas são doentes mentais».
[...]

Considerando «interessantíssima» a noção de patológico do psiquiatra, Ana Leonor Pereira nota que «é a própria historicidade» que a estrutura. O que explica então o facto de os socialistas, comunistas e anarquistas serem encarados como doentes mentais. «A doença mental é um anacronismo. É ter ideias que foram válidas noutros tempos mas que hoje estão fora de tempo», diz, veiculando o pensamento do médico que nasceu em 1857 e morreu em 1923.

«O proletariado vir dizer que é perseguido pelo capital - como está na teoria de Karl Marx - é paranóia. Estamos num Estado onde há polícia, instituições e os indivíduos não andam a ser perseguidos, logo isso é uma doença mental», conclui a investigadora, na pele de Júlio de Matos.

Os ideários em si, observa, além da patologia diagnosticada aos seus protagonistas, eram classificados de «delírios». O patológico era sustentado em três níveis. «Ele vai provar que ao nível do pensar, sentir e agir, o socialismo, o comunismo e o anarquismo são uma doença», enumera Ana Leonor Pereira.
[...]

Tempo Medicina, 17.11.2009
(c) photo

1 comentário:

  1. Nesse aspecto a Madeira está cada vez mais "saudável"...só não sei como classificaria o Júlio de Matos o nosso mais saudável lider!

    amsf

    ResponderEliminar