Anterozóide
Este texto que abaixo se transcreve circula pela Internet e é um retrato da escola que António Nóvoa chama de «transbordante», uma escola reparadora da sociedade, que assume as missões de outras instituições e actores e que se preocupa em ser sobretudo uma escola social de acolhimento (e entretenimento) e menos uma escola da aprendizagem. No final, não cumpre a sua missão principal no que toca às aprendizagens. Vejamos então o retrato:
A SUPERESCOLA ou o retrato da escola portuguesa
Onde estão as melhores escolas do mundo?
Claro. Está certo. Em... Portugal.
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico. Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente.
DISCIPLINAS / ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES:
1. Língua Portuguesa
2. História
3. Língua Estrangeira I - Inglês
4. Língua Estrangeira II - Francês
5. Matemática
6. Ciências Naturais
7. Físico-Químicas
8. Geografia
9. Educação Física
10. Educação Visual
11. Educação Tecnológica
12. Educação Moral R.C.
13. Estudo Acompanhado
14. Área Projecto
15. Formação Cívica
É ISSO - CONTARAM BEM - SÃO 15.
Carga horária = 36 tempos lectivos
Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente?
De todo o Portugal?
Somos demais, mesmo bons.
MAS NÃO FICAMOS POR AQUI.
A Escola ainda:
Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar de os professores não terem formação para isso;
Integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar de os professores não terem formação para isso;
Não pode esquecer os outros alunos, 'atestado-médico-excluídos' que também têm enormes dificuldades de aprendizagem;
Integra alunos oriundos de outros países que, as mais das vezes, não falam [nada] de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer [nada];
Tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos, como:
- Currículos Alternativos
- Percursos Escolares Próprios
- Percursos Curriculares Alternativos
- Cursos de Educação e Formação
MAS AINDA HÁ MAIS...
A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:
- Educação sexual
- Prevenção rodoviária
- Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares,etc.
- Preservação do meio ambiente
- revenção da toxicodependência
- Etc, etc...
Perdoem-me a pergunta: em Portugal são todos órfãos?(Possível interpelação do Ministro da Educação da Finlândia)
Só se encontra mesmo um único defeito: os professores.
Uma cambada de selvagens e incompetentes, que não merece o que ganha, trabalha poucas horas (Comparem com os alunos. Vá. Vá. Comparem.)
Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos, coitados.
Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as aulas, que façam trabalhos de casa, que estejam atentos e calados na sala de aula, etc. ... e depois ainda ficam aborrecidos por os alunos lhes faltarem ao respeito. Olha que há cada uma. COM FRANQUEZA.
Vale a pena divulgar ao maior número de pessoas (de preferência não professores) para que uma visão mais realista se comece a sedimentar.
É bom que as pessoas percebam que ter filhos acarreta muita responsabilidade - não só a de os alimentar, vestir, comprar telemóveis, mp3, pc, como também, e principalmente EDUCÁ-LOS.
Sem comentários:
Enviar um comentário