«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, fevereiro 07, 2010

Super escola ou Super barrete?

Anterozóide

Este texto que abaixo se transcreve circula pela Internet e é um retrato da escola que António Nóvoa chama de «transbordante», uma escola reparadora da sociedade, que assume as missões de outras instituições e actores e que se preocupa em ser sobretudo uma escola social de acolhimento (e entretenimento) e menos uma escola da aprendizagem. No final, não cumpre a sua missão principal no que toca às aprendizagens. Vejamos então o retrato:

A SUPERESCOLA ou o retrato da escola portuguesa
Onde estão as melhores escolas do mundo?
Claro. Está certo. Em... Portugal.

Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico. Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente.

DISCIPLINAS / ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES:

1. Língua Portuguesa
2. História
3. Língua Estrangeira I - Inglês
4. Língua Estrangeira II - Francês
5. Matemática
6. Ciências Naturais
7. Físico-Químicas
8. Geografia
9. Educação Física
10. Educação Visual
11. Educação Tecnológica
12. Educação Moral R.C.
13. Estudo Acompanhado
14. Área Projecto
15. Formação Cívica

É ISSO - CONTARAM BEM - SÃO 15.
Carga horária = 36 tempos lectivos

Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente?
De todo o Portugal?

Somos demais, mesmo bons.
MAS NÃO FICAMOS POR AQUI.

A Escola ainda:

Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar de os professores não terem formação para isso;
Integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar de os professores não terem formação para isso;
Não pode esquecer os outros alunos, 'atestado-médico-excluídos' que também têm enormes dificuldades de aprendizagem;
Integra alunos oriundos de outros países que, as mais das vezes, não falam [nada] de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer [nada];

Tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos, como:

- Currículos Alternativos
- Percursos Escolares Próprios
- Percursos Curriculares Alternativos
- Cursos de Educação e Formação

MAS AINDA HÁ MAIS...

A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:

- Educação sexual
- Prevenção rodoviária
- Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares,etc.
- Preservação do meio ambiente
- revenção da toxicodependência
- Etc, etc...

Perdoem-me a pergunta: em Portugal são todos órfãos?(Possível interpelação do Ministro da Educação da Finlândia)

Só se encontra mesmo um único defeito: os professores.

Uma cambada de selvagens e incompetentes, que não merece o que ganha, trabalha poucas horas (Comparem com os alunos. Vá. Vá. Comparem.)

Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos, coitados.

Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as aulas, que façam trabalhos de casa, que estejam atentos e calados na sala de aula, etc. ... e depois ainda ficam aborrecidos por os alunos lhes faltarem ao respeito. Olha que há cada uma. COM FRANQUEZA.

Vale a pena divulgar ao maior número de pessoas (de preferência não professores) para que uma visão mais realista se comece a sedimentar.

É bom que as pessoas percebam que ter filhos acarreta muita responsabilidade - não só a de os alimentar, vestir, comprar telemóveis, mp3, pc, como também, e principalmente EDUCÁ-LOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário