«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, março 02, 2010

Está lá tudo 2: Biosfera, na RTP2 em Abril de 2008




Uma tragédia anunciada no Biosfera da RTP2, em Abril de 2010, que voltamos a colocar aqui. Para além desta versão de cinco minutos, fica os links para a versão integral: Parte 1 e Parte 2.

No Público, um texto de Rui Tavares (Historiador e deputado independente ao Parlamento Europeu pelo Bloco de Esquerda) intitulado "Está lá tudo" sobre a reportagem em causa:

«Nas palavras claríssimas de uma porta-voz da organização ambientalista Quercus e de um professor de Geologia da Universidade da Madeira, está explicado que as chuvadas como as que ocorreram há uma semana na Madeira são pouco frequentes, sim, mas descritas e conhecidas e esperadas.

A formação das enxurradas de lama que todos vimos em imagem real aparece pedagogicamente narrada através de uma animação. E indicam-se alguns princípios de planeamento defensivo: à volta das ribeiras, sugere o professor de Geologia, devem construir-se jardins e parques, "que também são precisos e são fáceis de evacuar"; manda o simples bom senso que se deva evitar a construção de infra-estruturas, algumas das quais importantes (hospitais, quartéis de bombeiros) nas proximidades das ribeiras.

A ideia não é fazer de uma simples reportagem um manual de preparação para catástrofes a aplicar integralmente. Mas ela serve para contrariar os arautos da "inevitabilidade" e da "imprevisibilidade" destes acontecimentos. Sim, o que aconteceu é raro, mas não é "imprevísivel". Não, não era "inevitável" construir-se como se construiu. Sim, caros portugueses: há um preço a pagar pelo nosso desrespeito sistemático e simultâneo ao meio físico e ao bem público.

Não é só que ninguém ouve a gente que aparece naquela reportagem. É que os poderosos se esforçam para que eles não sejam ouvidos (há pouco tempo uma delegação do Parlamento Europeu foi à Madeira e uma das propostas era que se visitassem vários pontos de crise ambiental; o PSD fez o possível para impedir essa parte do programa e, com uma ajudazinha do PS, lá o conseguiu).

Quando digo então que "está lá tudo", não falo apenas da calamidade natural na Madeira; falo também da forma como os nossos problemas de democracia aparecem ali em pano de fundo

Sem comentários:

Enviar um comentário