«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, abril 01, 2010

Formato digital, aceitar e aproveitar as oportunidades

Álbum dos THE BLACK HEART PROCESSION, em formato USB. Por aqui caminha a desmaterialização da música

A indústria informática avançou mais do que a indústria musical nas últimas décadas e a agonia da segunda está à vista. O formato digital, em crescente qualidade, fez cair, abruptamente, as vendas da música nos formatos tradicionais, embora o vinil seja, neste momento, um nicho em ascensão.

Sou de uma geração que ainda comprou vinil e o CD. É natural que esteja apegado à posse e aos rituais de compra e audição dos discos. Mas as novas gerações não têm essa cultura e o formato digital é a coisa mais natural deste mundo. Têm outra relação com a música. Não é melhor nem pior. É diferente.

Isto para nem falar da qualidade sonora dos formatos, que passou a ser algo secundário na era do formato digital. É só para quem liga a detalhes.

Que fazer perante a realidade actual, em que é mais fácil fazer um download à borla do que comprar o disco?

Há quem diga que as pessoas habituaram-se a não pagar pela música que ouvem e que esse é um caminho sem retorno. Os artistas acabam por investir mais nos espectáculos ao vivo como forma de manter a viabilidade financeira.

Por mim, estou aberto ao formato digital (melómano a falar), desde que tenha, pelo menos, a qualidade do CD (audiófilo a falar) e os álbuns sejam mais baratos (consumidor a falar).

No outro dia dei por mim a pensar no sentido da posse da música em suporte físico. É caro, ocupa muito espaço, é mais difícil transportar, é preciso limpar o pó...

Devem ser os primeiros sinais de desapego material, em virtude da idade... O que interessa é a música, a Arte, não é assim?

«Vivemos estes tempos, é melhor começar a aceitá-los e ver o que eles nos têm para dar», afirma acertadamente Fernando Ribeiro dos MOONSPELL (LOUD Fevereiro 2010), a respeito destas e de outras mudanças.

Sem comentários:

Enviar um comentário