«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, novembro 29, 2010

Recusa do mainstream aos 7 anos


O vídeo animado do "Electric Flower", o tema mais orelhudo do novo de Melvins, é muito lúdico e até fascina as crianças, inclusive a que há em nós

Hoje de manhã, para ajudar a acordar a minha filha de 7 anos, que custa a levantar-se, apesar de deitar-se cedo, coloquei na aparelhagem o mais recente disco da Miley Cyrus que lhe fora oferecido por mim.

Para meu espanto, a música fê-la tapar-se de pés e cabeça e pedir para desligar a música pop da adolescente americana. Recusou a música dela (filha) e pediu para o pai colocar música dele. E explicou porquê: a música da Miley Cyrus é só para ela dançar.

E lá fui pôr no leitor um dos discos que ando a ouvir massivamente, o novo dos Melvins, roqueiros alternativos. E lá a pequena ganhou forças e disposição para sair dos confins dos lençóis e enfrentar o dia (ela associa o aspecto lúdico do vídeo animado do tema "Electric Flower" à música, que é muito energética e empolgante).

Este episódio deixou o progenitor orgulhoso, porque a miúda já tem critério musical e estético, no sentido em que distingue o mainstream (o gosto mais difundido e comum, de massas, consumidor daquilo que é mais imediato e fácil, para dançar) do independente e alternativo (de gosto menos massificado e de acesso mais restrito, selectivo, porque mais desafiante e exigente para o ouvinte, implicando maior esforço na adesão).

Miley Cyrus para dançar (abanar o rabo), a outra música (do pai, neste caso) para ouvir.

Nota:
Os Melvins têm dois bateristas (daí os siameses no vídeo)

Sem comentários:

Enviar um comentário