«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Swans, a terrible beauty is reborn

Boa música rock (alternativa) não tem faltado em 2010. Um dos discos marcantes é este My Father Will Guide Me Up a Rope to the Sky dos reactivados e revigorados SWANS, banda lendária liderada por Michael Gira. «A terrible beauty is reborn», diz a revista WIRE (SEP2010 p51)

«NOT a reunion», alerta desde logo o conteúdo do autocolante na capa do disco (colado no cellophane, esta malta não estraga a capa dos discos...). E depois os atributos do novo disco, em poucas palavras: «cataclysmic, pastoral, monotonal, bone-crushing, melodic, ever-ascending, dissonant, monstrous and joyful».

Mais intenso (diferente de agressivo!) do que muitos discos que o clamam ser. Não é uma massa sonora contínua e repetitiva, a forma mais óbvia de gerar peso. My Father Will Guide Me Up a Rope to the Sky é denso, intenso e avassalador (impacto) mas simultaneamente cinemático, musical e inventivo, luminoso e sombrio (sobretudo), melódico/subtil e poderoso, pastoral e sónico, etéreo e visceral, monotonal e imprevisível, privilegiando a atmosfera e não a estrutura ou narrativa linear da canção, como no projecto The Angels of Light em que Gira surge como exímio singer-songwriter. Adoro tanto o caminho da intensidade sónica como das canções.

Michael Gira is «looking for beauty, pure and simple, unfettered by meaning or standard songwriting notions of emocional resonance», lê-se na já citada WIRE.

Diz-se que Swans em 2010 não representam um regresso nem ao industrialismo ou ao experimentalismo que marcou certas fases da banda. Não são o estilo songwriter de Michael Gira da última década. Parece-se que são uma bela síntese de tudo. Um novo capítulo para uma banda lendária.

Não é fácil fazer alcançar este resultado com o peso de um vasto passado (perigo da nostalgia e da repetição), mas Gira, como diz a ROCK-A-ROLLA (OCT/NOV2010), «is a man who eternally refuses to bow down to any expectations.» Ele segue o caminho menos óbvio e mais difícil, o que permite alcançar resultados que o desafiam/interessam e a quem ouve a sua música.

«Swans was never aggressive. I wanted to make sounds that were completely overwhelming, or sounds that just pummelled your body in a way that you might get pummelled by an especially brutal masseuse», diz Michael Gira na citada ROCK-A-ROLLA. «It as a form of trying to experience aomething bigger than yourself».

Swans têm datas já marcadas para Portugal: 9 de Abril na Aula Magna (Lisboa) e 10 de Abril na Casa da Música (Porto).

Sem comentários:

Enviar um comentário