Veio o sobressalto cívico, que só em Lisboa terá reunido pelo menos 100 mil pessoas em manifestação. Não é só uma geração à rasca, é todo um País à rasca, a empobrecer. Temos um País e uma cultura pantanosa (amiguismo, corrupção, despesismo, improdutividade) para reformar. Quem tem a coragem de o fazer? A sociedade portuguesa quer fazê-lo?
Foram mais de três décadas perdidas desde a revolução dos cravos. Décadas de deixa andar eleitoreiro e pensamento a curto prazo.
A pressão social está a aumentar, já que as pessoas já perceberam que os sacrifícios que estão a fazer não chegam e não se sabe quantos mais sacrifícios irão ser pedidos por um Governo que andou a vender ilusões e procura camuflar sempre a realidade, até ao momento em que a realidade o obriga a lançar um novo pacote de medidas de austeridade, como voltou a acontecer ontem.
É importante que os cidadãos actuem, mas numa casa sem pão, ralhar não nos paga as dívidas nem faz aumentar o PIB (pôr o País a crescer). Em bom inglês, we're fucked.
Sem comentários:
Enviar um comentário