«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, abril 22, 2011

Como ouvir um disco pela primeira vez


Gostei desta preocupação de Gil Scott-Heron em escrever este conselho, no verso do booklet do seu CD mais recente, I'm New Here, de como ouvir um álbum numa primeira audição (clicar na imagem para melhor leitura).

Compreendo-o muito bem. E concordo. Ou não fosse semelhante o meu ritual.

Gosto de estar só, em silêncio, sem interrupções, sentado confortavelmente, com pouca luz, e ouvir na aparelhagem a sério (não num mp3 ou no carro) o novo disco com toda a concentração. Nessa primeira audição nem gosto de estar a ler as letras nem nada. Quanto muito a sentir o cheiro do papel do disco recém-desembrulhado.

A música tem todo o espaço para surgir e a mente e o corpo a disponibilidade para aborvê-la em todo o seu esplendor.

(Daí que a audição de música seja, na maioria das vezes, um acto solitário. Como ler um livro. Gil Scott-Heron não esquece a importância da partilha, se houver alguém com quem partilhar o disco e num momento posterior a esse sagrado primeiro contacto com a música.)

Como aconselha o músico, é assim que se tira toda a vantagem de um novo disco que se ouve. É ouvir nas melhores condições possíveis para tirar o máximo partido desse investimento.

O cantor diz ainda: «LISTEN all the way through», isto é, do princípio ao fim. É desta forma que um melómano deve ouvir um álbum. E pressionar Play logo que termina, para ouvir de novo, caso o disco seja arrebatador e nos impele a repetir a audição.

Sem comentários:

Enviar um comentário