«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, abril 20, 2011

Requiem Laus dão grande salto


O novo álbum dos madeirenses Requiem Laus, As Long As Darkness Bleeds, está muito evoluído,  consistente e coeso. Há boas dinâmicas entre as partes mais pesadas/rápidas e as ambiências (estão bem doseadas: não se prolongam mais do que o necessário). Há boas variações e transições. Os temas estão bem engendrados e montados, mantendo o interesse do ouvinte através de todo o disco.

Sem menosprezar o muito que está alcançado e o enorme passo dado neste As Long As Darkness Bleeds, com o produtor, o som e a editora certos os Requiem Laus podem fazer um álbum que os projecte para o topo mundial, como aconteceu com os Moonspell, por exemplo. É claro que o género que tocam os Requiem Laus é ainda mais underground do que o metal gótico dos criadores de Opium.

As Long As Darkness Bleeds seria favorecido por um maior kick (poder e corpo) nos bumbos da bateria, que tem a ver com amplitude sonora (extensão de agudos e graves, o que cria um bom constraste), importante para dar envolvência. Aliás, a grande vantagem de ouvir música ao vivo, além da presença física dos músicos, é a envolvência (visceral) proporcionada pelos graves.

Um apaixonado por graves como eu ainda é mais sensível a essa envolvência (calor) dado pelo baixo e a bateria. Não é por acaso que há produtores (como o americano Steve Albini) que são especialistas em gravar as frequências mais baixas, já que são difíceis de captar com todas as nuances, corpo e extensão.

A vocalização no álbum poderia estar gravada de forma a acompanhar mais as nuances da música, talvez com algumas passagens mais pausadas, arrastadas e dolentes. Mais uma vez, não é fácil captar essas nuances. É preciso condições atrás referidas.

A banda madeirense está de parabéns pelo excelente resultado, cujas letras são baseadas no conto do madeirense Jorge Ribeiro de Castro. O artwork, inclusive, tem muita qualidade. O álbum foi misturado e masterizado no Soundlodge Studio, na Alemanha, por Jörg Uken. Fica a faixa e vídeo Scarred Epiphany.

A banda pode ser contactada via myspace, facebook ou pelo email requiemlaus@hotmail.com. A venda do álbum é feita directamente pelos próprios elementos da banda. A t-shirt também é fixe e pode ser adquirida juntamente com o CD.

É pensar agora no próximo salto.

Sem comentários:

Enviar um comentário