«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, setembro 11, 2011

Diálogo cívico com contributo de Rigo 23


Rigo poderia ter incluído, por exemplo, um gráfico comparativo com os sindicalistas há mais tempo na liderança
copyright Diário

O conceituado artista madeirense, Rigo 23, diz que é um simples constatar de factos e dados que compilou em gráficos para tornar mais fácil a compreensão, mas a publicação desta obra de intervenção na edição do Diário de hoje, não é alheia à actualidade. Mas, será abusivo confundi-lo com política partidária.

Declarou ao Diário ser a sua "maneira de participar no processo cívico", através da [sua] arte. Elegi a minha 'arma', a minha forma de contribuir para um diálogo cívico", justificou, explicando que a inclusão no Diário pareceu-lhe uma forma "bastante democrática, bastante acessível" de fazer chegar a sua "obra de arte em múltiplos" às pessoas. "Uma característica da condição de ilhéu é as pessoas confundirem a ilha com a totalidade do mundo. Este trabalho é um pouco para 'reconectar' o contexto político da ilha com contextos mais latos".

São quatro gráficos: no primeiro, compara os cinco líderes há mais tempo no governo do continente africano e arredores; no segundo, compara o tempo de governação dos líderes na Europa; no terceiro, compara ao tempo no activo dos bispos do Funchal; quarto, compara ao tempo de liderança dos papas.

"Esta é uma história que se conta a si própria, não é de facto uma questão de opinião", afirma Rigo 23, realçando a descrição de factos.

Sem comentários:

Enviar um comentário