«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, setembro 22, 2011

Teremos cultura cívica para uma convergência?

Era bom, era...
picture origin

Os actores políticos precisam de estar ao nível da responsabilidade dos cargos que ocupam e não adicionar instabilidade política e social ao descalabro financeiro.

O empresário António Trindade defende hoje, através do Diário, que é importante encontrar um ambiente de convergência entre os partidos da "área da governação como o PS o PSD e o CDS". Para que "haja por parte da representatividade política uma abrangência muito grande de base social".

Está a pensar na estabilidade. Está a pensar no plano de resgaste financeiro que convém reunir o maior consenso possível. Tudo terá efeitos sobre a economia, nomeadamente o turismo, muito sensível a turbulências sociais e insegurança.

Precisamos de produtividade para conseguir pagar as dívidas e não passarmos fome.

Após 33 anos de controlo unificador por parte de um líder e de um partido, acumularam-se muitos anti-corpos e ódios de estimação, que podem dificultar a convergência entre as principais forças políticas.

Alguns podem acordar estremonhados depois do longo sono. Há depois os traços culturais como a «inveja» e o «gosto pelo maldizer», a «não distinção entre qualidade e mediocridade, entre o essencial e o acessório», o colocar o interesse pessoal à frente do interesse colectivo, a dificuldade de entendimento quando há diferentes visões e interesses em jogo - geralmente acaba tudo à bulha.

Como certa vez salientou Monteiro Diniz, há uma «certa caracterização comportamental» insular madeirense. «Aqui na Madeira são as flores, as festas, o vinho, a alegria e, portanto, tudo isso comporta depois estas emanações que ultrapassam os limites minimamente razoáveis.» Como ainda referiu o ex-Representante da República, «é uma cultura cívica. O problema é de civismo, de cidadania, de cultura».

Desculpem, não queria beliscar o optimismo sobre uma possível convergência a partir de 9 de Outubro, seja qual for o resultado eleitoral... A juntar à grave crise financeira, só falta mesmo andar tudo à bulha...

Sem comentários:

Enviar um comentário