«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, setembro 19, 2011

Sem título


Fica para a história a capa do jornal I de hoje, mas além de a expressão inglesa poder estar em português, PROCURA-SE, o conteúdo que figura na capa permite apontar duas ou três coisas.

A euforia  patente nas frases "Fim do jardinismo a 9 de Outubro?" e "Oposição já sonha com a mudança política" é prematura e contraproducente. Denuncia ansiedade, depois de três décadas de jejum de poder, subestimação ou desconhecimento do perfil do eleitorado que tem votado PSD há 33 anos, a máquina eleitoral desse partido e o fôlego político de Alberto João Jardim.

Enquanto Alberto João Jardim parte para o acto eleitoral como se o fosse perder, nunca subestimando os adversários na luta eleitoral, despreza-os apenas para os desmoralizar, a oposição parte como se fosse ganhar. As expectativas, ainda para mais as expectativas elevadas, geram desilusões.

Alberto João Jardim está "cercado por todos os lados", sim, mas é pelo Oceano Atlântico (mar de dívidas) e pela troika. E para ser PROCURADO teria de estar escondido. Tem dado a cara, reconheça-se, mostrando que gosta mesmo do cheiro a pólvora.

Os ataques do exterior, ainda por cima confundindo a Madeira e os madeirenses com Alberto João Jardim, mostrando os aspectos mais boçais e caricaturais, como se este povo fosse um rebanho de carneiros e ignorante, ridicularizando-o, tem o efeito contrário ao pretendido: leva muitas pessoas a unirem-se à volta do líder, por mais defeitos que tenha e por mais erros e pecados que tenha cometido.

Além do mais, como já disse aqui, quem vai derrotar o PSD-Madeira é a troika. Bem depois de 9 de Outubro. As fortes medidas de austeridade decorrentes do plano de resgate financeiro induzirão o desgaste que mais ninguém conseguiu induzir. As enormes dívidas acumuladas, e aparentemente com uma contabilidade oculta (mais se saberá), vão condicionar profundamente a vida dos madeirenses por muitos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário