«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, setembro 30, 2012

THURSTON MOORE live in Madeira



Um concerto muito especial do vocalista e guitarrista Thurston Moore (Sonic Youth), uma presença improvável na Estalagem da Ponta do Sol em 29 de setembro deste 2012. Certamente vários astros alinharam-se para tal ser possível.

Durante duas horas (!) cantou e tocou, primeiro com guitarra acústica e depois com guitarra elétrica. Excelente em qualquer dos registos, mesmo que a guitarra acústica emprestada desafinasse com facilidade - Moore faz uma afinação não convencional de modo a extrair um som próprio.

Pelo meio disse poemas escritos durante a sua passagem na Madeira como “Unstable Weather” ou “No Questions Asked”. Um deles falava de Amália («voice of rain”) e Carlos Paredes.

A parte acústica fez-se com os temas Friend, In Silver Rain with a Paper Key, Mina Loy, Blood Never Lies, Honest James, Never Day e Circulation. Este com um final sónico a preparar a transição para a eletricidade. Quatro destes do mais recente disco a solo, Demolished Thoughts (2011) e os restantes três de Trees Outside the Academy (2007).

A eletricidade arrancou com sete temas do seu primeiro álbum a solo, Psychic Hearts (1995 – reedição em 2006): Queen Bee and Her Pals, Pretty Bad, See Through Playmate, Feathers, Tranquilizer, Staring Satues e Ono Soul.

Neste último fizeram-se ouvir fortes rasgos elétricos e um interlúdio noise, em que Moore deambula pelo palco e aproxima do amplificador a guitarra de modo a produzir os devidos efeitos. Por algum motivo o tema dizia “bow down to the queen of noise”. E foi isso que os presentes fizeram, num dos momentos altos da noite. No final, a ironia do rocker: “should I keep going or is this too weird?”

Antes do Psychic Hearts a fechar o concerto, três novidades da sua nova banda, CHELSEA LIGHT MOVING: Burroughs (invocando e questionando o fantasma do poeta William S. Burroughs, a quem Moore chama ‘Billy’: “What’s the cure for pain?” ou “the sweetest drug is free, so will you please shoot it into me?” – ouvir aqui no blogue da Matador), Sleeping Where I Fall e Frank O'Hara Hit.

Aos cinquenta e quatro anos o rapaz está cheio de vitalidade e muito rock para dar. Será o Rock a fonte da eterna juventude (a de espírito) e da felicidade?

Quanto ao futuro dos Sonic Youth, pioneiros do rock alternativo, nada de sabe. Se calhar nem os próprios...

Sem comentários:

Enviar um comentário