«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, fevereiro 02, 2013

Garrett McNamara surfa onda para recorde na Nazaré


Foto de Tó Mané com Garrett McNamara a surfar uma onda «montanha» na Nazaré, em 28 de janeiro de 2013

Ainda se aguardam as medições oficiais, mas tudo indica que o recorde para a maior onda surfada pelo homem tenha sido quebrado. Fala-se em onda de 30 metros...

Enquanto a Madeira não aproveita as potencialidades económicas das suas ondas (Relação dual da Madeira com o surf), e até se dá ao luxo de as destruir, outros fazem-no.

Recorde-se que, aquando do Madeira Big Wave Team Challenge, em 2000, o surf ainda era considerado importante para a economia regional pelos políticos, importância traduzida em apoios para competições, porque havia o retorno na promoção da ilha como destino turístico. De repente, quando foi preciso fazer certas obras na costa (promenades, marinas, enrocamentos, entre outros), os surfistas passaram de profetas a demónios comunistas. E agora? Na atual crise daria jeito esse nicho de mercado, não daria?

A edição de 30 de janeiro do jornal britânico 'The Times' deu grande destaque à onda gigante que Garrett McNamara, 45 anos, surfou na Praia do Norte na Nazaré em 28 de janeiro, publicando na primeira página a fotografia tirada por "Tó Mané" (António Manuel Silva) que correu mundo.

O norte-americano Garrett McNamara, conhecido também como GMAC, que aos 11 anos se mudou com a família para o Havai, surfou a onda gigante na Nazaré, no distrito de Leiria, que lhe poderá valer um novo recorde, depois de em 2011 ter feito história também com uma onda de grande dimensão no "canhão da Nazaré" (ver em baixo).

No entanto, essa onda 2011 (23,7 metros) não valeu ao extreme waterman Garrett McNamara o primeiro prémio na corrida para os Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012, considerados os “óscares” do surf de ondas grandes. O surfista havaiano foi a concurso na categoria de “Biggest Wave”, com a referida onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré. Foi a primeira vez que uma onda portuguesa foi referenciada neste galardão. Pode ser que a nova onda gigante lhe venha a valer o recorde e o "óscar" ambicionados.

Os responsáveis pela empresa Municipal Nazaré Qualifica já pediram a dois peritos dos Estados Unidos para certificarem o tamanho da onda que McNamara surfou novamente em Portugal .

Como muito bem lembra a professora Teresa Nascimento, em 31 de janeiro, na sua página do Facebook, «quando ainda não havia surf não foi o mediatismo das imagens a enaltecer o MAR da Nazaré, foi a escrita de Alves Redol a fazer dele poesia em Uma Fenda na Muralha»:

 “O Mar puxa, é como o Suberco quando se olha lá de cima para a Praia. Umas tonturas, uma coisa doce que puxa um homem, dá vontade de abrir os braços e voar lá de cima como os milhafres (…) a vaga puxa um homem. Apetece a gente jogar-se para cima dela, atrás da tal coisa que fugiu, deixar-se ir com as ondas, que correm danadas, direitas a terra…
 Apanhei muito mar, quase nasci aqui dentro, mas nunca agarrei um malvadio tão áspero (…) E volta a sentir atracção pela galopada das ondas; parece-lhe que poderia voar sobre elas, voar não sabe bem para onde (…)“
---
Canyon da Nazaré: trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e que atinge os cinco quilómetros de profundidade. Localizado mesmo em frente à Praia do Norte, o “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para esta praia praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa.
---
NOTAS posteriores:

1. Associação Salvem o Surf (SOS Surf) vai assinar um protocolo com o Turismo de Portugal, que implica entre outros projectos, o levantamento das ondas de toda a costa portuguesa para conseguir «rentabilizar o surf em Portugal e divulgá-lo», avança o SOL em 3.2.2013. Só em Sines, por exemplo, calcula-se que se gerem 100 milhões de euros ao ano pela modalidade. Será que a Madeira, na conjuntura atual, irá insistir nos erros dos passado e não vai aproveitar o potencial económico do surf?

2. A épica sessão na Praia do Norte de Garrett McNamara filmada por Tobias Ilsanker. Pode ter sido estabelecido um novo recorde mundial da maior onda já surfada de sempre. Cabe à Billabong XXL anunciar o veredito. É a única entidade a quem é reconhecida autoridade para oficializar novos recordes do mundo no que a ondas grandes diz respeito. (Surf Portugal 22.2.2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário