«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, fevereiro 03, 2013

Havai europeu de volta?


Reportagem da RTP-M sobre o surf na ilha, de 30 de janeiro de 2013, com vinte e seis minutos. Esperemos bem, como se refere, que o surf esteja de volta em força à Madeira (em especial nesta grave conjuntura de crise económica, que também afeta o fluxo de turismo para a Região), depois de várias ondas terem sido comprometidas ou destruídas.

Em 2000, aquando do Madeira Big Wave Team Challenge, um dos organizadores, Gonçalo Lopes, dizia à RTP: "Vai passar a ser um dos sítios do mundo para fazer [surfar] ondas grandes e não só." Chamavam-lhe então o Havai europeu. Ninguém imaginava o que se passaria nos anos seguintes...

A épica onda do Jardim do Mar, que era cartaz do surf para o mundo, passou a ser surfável apenas em metade do tempo, na maré baixa, e tornou-se mais perigosa devido à parede de antifers (blocos de betão), que não permite a entrada e saída do mar como a antiga praia de calhau.

Agora, apesar do que se perdeu, acho positivo que se valorize este nicho de mercado turístico-desportivo. Mas que se mude de atitude, não haja mais uma relação dual com o surf e se pense em recuperar algumas ondas, como a da Ponta Delgada ou do Jardim do Mar.

Em concelhos como a Calheta, que não é rico, o surf pode ter um impacto económico interessante e ajudar a dinamizar a economia local.

A associação Salvem o Surf (SOS Surf) vai assinar um protocolo com o Turismo de Portugal, que implica entre outros projectos, o levantamento das ondas de toda a costa portuguesa para conseguir «rentabilizar o surf em Portugal e divulgá-lo», avança o SOL em 3.2.2013. Só em Sines, por exemplo, calcula-se que se gerem 100 milhões de euros ao ano pela modalidade. Será que a Madeira, na conjuntura atual, irá insistir nos erros dos passado e não vai aproveitar o potencial económico do surf?

Sem comentários:

Enviar um comentário