«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, fevereiro 09, 2014

Natureza autêntica é a base do nosso futuro

Jardim do Mar - Madeira (nelio sousa 2010)
«Gil Canha alega que, tal como todos os madeirenses, também quer mais emprego e oportunidades para todos. “Mas em empresas que cumpram as leis fiscais, de concorrência, urbanísticas e ambientais”, acrescenta. “Porque debaixo do gasto álibi do emprego, muitos estão a pôr em causa o ganha-pão de milhares de madeirenses, ‘negócio’ este que assenta na nossa natureza ímpar e na nossa bela paisagem”», lê-se no Diário de 9 de Fevereiro de 2014.

Sem estar ao corrente do caso em cujo contexto foram feitas estas declarações, a defesa da natureza endémica, autêntica e exótica da Madeira e Porto Santo é um requisito básico para o nosso futuro, das actuais e futuras gerações.

Investimento e desenvolvimento (sofisticação e comodidades para a população local) em equilíbrio com o acautelar do futuro da nossa economia (turismo) por via do património natural, que é impressivo e exuberante para quem nos visita. Desenvolver sem matar a galinha dos ovos de ouro (sem artificializar demasiado), por alguma tentação de ganância ou desvalorização da importância estratégica desse património natural.

O segredo e a arte está em conciliar as duas vertentes referidas.

Depois de muita atenção à sofisticação (muita dela absolutamente necessária, mas com algumas intervenções exageradas e desastrosas, nomeadamente na costa marítima) para a evolução das condições de vida básicas no arquipélago, é hora de defender a natureza autêntica da Região, a nossa riqueza fundamental, além das pessoas, claro, com melhor critério e melhor ponderação face aos últimos 20 anos.

Há que ter consciência ainda que a causa ambiental vale por si mesma e não é passível de ser misturada de algum modo com a luta político-partidária. A independência de causas e movimentos ambientais é fundamental. Isto para obter o necessário apoio dos cidadãos e ganhar a força (credibilidade) necessária na defesa do património que é colectivo.

A propósito:
Turismo activo, de natureza e aventura na Madeira
(atente-se aos elogios à natureza autêntica da Madeira, que impressiona e encanta qualquer turista, não só o turista activo e de aventura)

Sem comentários:

Enviar um comentário