«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

«Região quer ser conhecida pelo seu turismo activo»

image copyright

No post Turismo activo, de natureza e aventura tínhamos dado um exemplo sobre a expansão de uma modalidade, no Concelho da Calheta, com enorme sucesso entre quem nos procura, para experiências intensas em contacto com a natureza autêntica e exótica da Madeira. Em baixo replicamos parte de um artigo publicado, a respeito da estratégia das entidades oficiais da Região, que fez manchete no JM. Importa que tudo seja feito com critério e sustentabilidade.

Além de tais actividades não terem de (e não deverem) ser massificadas, nem terem de chocar com o turismo tradicional, ajudam a associar o nome do arquipélago a algo positivo e belo, a Natureza, que constitui boa publicidade sobre o destino turístico no seu todo (mesmo quem está no hotel gosta de se ver e saber rodeado de natureza exótica). E se o turismo activo contribuir para preservar o nosso património natural, tanto melhor.
--
A propósito:
Aproveitar potencial do Havai do Atlântico
Natureza autêntica é a base do nosso futuro
--


NOTÍCIA JM 17.2.2014: «Fora do cartaz turístico, dinamizado pela Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, são muitos os eventos que acontecem na Madeira e que levam o nome do destino além fronteiras. Surf, BTT, parapente, orientação, “trail running”, canyoning, entre outras, são actividades desenvolvidas, ao longo do ano, e que trazem muitos participantes nacionais e internacionais à Região.

A Direcção Regional de Turismo apoia grande parte destes eventos, porque «têm a possibilidade de dar visibilidade ao nome Madeira», explica ao JM o director regional de Turismo, Bruno Freitas. «Ao longo deste ano, a Direcção de Turismo - e dado que cada vez mais os nossos recursos naturais são aproveitados do ponto de vista desportivo - está a dar alguns apoios na realização de eventos que são organizados por entidades associativas privadas e até públicas», salienta.

Bruno Freitas diz que isso acontece com o Madeira Island Ultra Trail, bem como com o canyoning e mais recementente com a Associação de Surf da Madeira, entre outros. «Estamos conscientes que isto dá aquilo que a Região pretende: que é colocar o seu nome lá fora associado à natureza, mas também a um destino onde o turismo activo pode ser potenciado». Reforçando que não podem apoiar tudo, Bruno Freitas quis ainda louvar todas as iniciativas feitas na Região e que trazem turistas ao arquipélago.

As redes sociais têm ajudado na propagação dos eventos que acontecem na Madeira. E, geralmente, os campeonatos desportivos que acontecem na ilha não trazem apenas os participantes. «Por exemplo, na Regata Transat vem o navegador solitário, mas, depois, tem aqui a sua família à espera e isso tem um efeito multiplicador». «Isto é turismo, é receber visitantes e colocar a Região no mapa», conclui o responsável.

O Madeira Nature Festival (Festival da Natureza) realiza-se, este ano, entre 1 e 6 de Outubro. A terceira edição deste evento de animação turística tem por objectivo promover o turismo no âmbito da natureza.

Durante essa semana, há animação na placa central da Avenida Arriaga e actividades de turismo activo que são promovidas pelos parceiros (entidades devidamente licenciadas que desenvolvem actividades de animação turística). Essas iniciativas têm lugar no mar, na serra e no ar, e incluem passeios de jeep e safaris, passeios a pé e levadas, canyoning, BTT, hipismo, moto 4, observação de aves, escalada, passeios de barco/veleiro, observação de golfinhos e baleias, excursões marítimas, mergulho, kayak, snorkelling, surf, excursões panorâmicas, parapente, teleférico, entre outros.

O director regional de Turismo, Bruno Freitas, adianta que este Festival é uma grande aposta, porque dá a conhecer as actividades que são desenvolvidas na Região ao longo do ano. Além disso, no seu entender, há que potenciar o canyoning, o trail running, a patinagem de velocidade, o BTT e a orientação, porque «a Madeira tem a orografia específica para prática destas actividades entre outras, bem como de estruturas físicas para tal», destaca.»

Sem comentários:

Enviar um comentário