Os dois candidatos à liderança do PSD-Madeira, Alberto João Jardim e Miguel Albuquerque, eram afinal ambos social-democratas. Ao fim de quase 40 anos, a alternativa ao PSD é... o próprio PSD. Uma alternância. É o que temos.
Roberto Almada, líder do BE-Madeira, fez uma reflexão pertinente: «não se percebe que alguns sectores da nossa sociedade, historicamente oposicionistas do jardinismo, tenham vindo a público apoiar, ainda que indiretamente, a candidatura de Miguel Albuquerque», ele que é «co-responsável por todas as políticas erradas que Jardim e o seu governo implementaram».
Fora do PSD houve também entusiasmo oposicionista (alguns, entretanto, emendaram a mão), para ver Alberto João Jardim derrotado nem que fosse dentro do seu partido - o que interessava acima de tudo era reformar o homem, que tantos ódios e incómodos gerou ao longo de décadas - e para ver o PSD partido ao meio e fragilizado (dividir para reinar). Isto é, acontecer internamente o que a oposição cá fora nunca conseguiu fazer.
O PSD sai fragilizado, é verdade. Outros saberão testemunhar que as disputas internas quando descambam e se jogam na praça pública, num vale tudo, causam prejuízos duradouros nas instituições, na sua credibilidade e unidade. Very typical...
Trata-se de uma disputa partidária interna entre uma corrente mais tradicionalmente social-democrata e outra corrente mais (neo)liberal. Miguel Albuquerque é a corrente Passos Coelho no PSD Madeira à procura do poder.
Essa corrente Passos Coelho no Governo tem arrepiado o País... Será que vai arrepiar os madeirenses?
---
Não esperava que, na conjuntura atual, a linha Passos Coelho perdesse por tão poucos votos (142) esta disputa eleitoral. A tese de Alberto João Jardim para essa curta margem é ter havido a união de todos aqueles que ficaram (ou ficarão) fora dos cargos e benesses ao longo de todos estes anos (os ditos ressabiados, desempregados políticos e futuros desempregados políticos). A tese de Miguel Albuquerque é o desejo de mudança no partido.
Sem comentários:
Enviar um comentário