«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, junho 07, 2006

132. Pais já avaliam hoje os professores

"Drunk Man" por Atanur DOGAN, artista turco-canadiano (copyright)

Disse anteontem o presidente do Governo «eu estou mesmo a ver um tipo que anda na bebedeira ir à escola classificar os professores». Esta é uma caricatura da situação. E a avaliação dos pais é um aspecto menor no meio das outras medidas. É apenas um chamariz para ocupar as páginas dos jornais e a opinião pública, desviando-os das medidas mais importantes contidas na proposta de regime legal para os docentes. Aliás, a ministra já disse que perde os professores mas ganha a opinião pública. Se calhar seria bom a ministra colocar a opinião pública no terreno, nas escolas, a ensinar e a educar... se é assim tão fácil...

Note-se que a proposta do Ministério da Educação não fala em avaliação mas em «apreciação» por parte dos pais. E isso, de resto, já acontece hoje junto do professor director de turma. Os pais já hoje fazem apreciações relativamente ao trabalho dos professores.

O problema aqui não é o «tipo que anda na bebedeira» (nem vou para a crítica satírica do Farpas da Madeira). Quanto muito reside no conflito de interesses que se gera, na subjectividade e na concretização dessa «apreciação». A ministra diz que os pais apenas vão «apreciar» o trabalho dos docentes no aspecto relacional. Como se pode separar este aspecto do desempenho de tudo o resto?
Como vai operacionalizar tudo isto? Um professor que tem 100 alunos, no 2º, 3º ciclo ou secundário, recebe 100 apreciações escritas. Multiplicando por 140 mil professores no país ficaremos com uma ideia da carga burocrática que se acrescenta ao sistema. Isto apenas para uma das partes avaliadoras de cada docente, todos os anos.

Não admira que os professores passem cada vez mais tempo a "brincar" aos papéis do que a preparar aulas e a ensinar. Pelos vistos, a burocratização, tecnicização, intensificação e desqualificação da sua profissão vai acentuar-se. Se se pensa que certas fórmulas e soluções melhoram o desempenho pedagógico e o sucesso escolar, anda muito boa gente enganada. Pois, esses se calhar colocam os filhos nos colégios privados e que se amanhem os outros...

Sem comentários:

Enviar um comentário