«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, junho 08, 2006

133. Onde moram os colonialistas?

É 6% o diferencial do IVA na Madeira (15%) relativamente ao IVA em Portugal continental (21%). Estes 6%, em todos os bens transaccionados pelos madeirenses, é suportado pelo Estado, para que as mercadorias cheguem ao mercado regional ao mesmo preço que no resto do país. Diz-se que totaliza cerca de 4 milhões de contos ano este contributo para assegurar a solidariedade nacional e a continuidade territorial.

No lançamento de lojas na Região, alguns empresários têm utilizado, nos tempos recentes, como arma de marketing e chamariz, a equivalência de preços dos seus produtos aos preços de Portugal continental. Significa isto que é algo que distingue apenas alguns. Significará que a maioria dos distribuidores e retalhistas locais não aplicam as mesmas margens de lucro do resto do país. Significará que a maioria mete ao bolso os 6%, já que põe o consumidor a pagar o transporte, o argumento de sempre, que serviu e ainda servirá para justificar preços mais elevados, em alguns casos bem mais elevados por cá. Às vezes o dobro e o triplo. Quando a taxa de IVA na Madeira deveria garantir o nível de preços do continente.

Perante isto, onde é que moram os colonialistas? Será que em Lisboa, aqueles que nos garantem o tal diferencial de IVA de 6%? Ou será que o mercado regional vai, neo-colonialmente, ao bolso dos madeirenses sem que estes se queixem, sem que digam um ai, sem que ninguém intervenha e regule este estado de coisas, que teima em perdurar e em empobrecer os madeirenses?Mercado livre é diferente de mercado em roda livre...

A respeito deste assunto, vide ainda Prisioneiros (explorados) dos Elementos

Sem comentários:

Enviar um comentário